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Título: Extensão universitária e desenvolvimento regional endógeno: o papel da Universidade Tecnológica Federal do Paraná na pandemia
Título(s) alternativo(s): University extension and endogenous regional development: the role of the Federal University of Technology Paraná during the pandemic
Autor(es): Silva, Claudia Kanoni Santos
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Extensão universitária
Desenvolvimento econômico - Aspectos sociais
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023
Comunidades - Desenvolvimento
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
University extension
Economic development - Social aspects
COVID-19 Pandemic, 2020-2023
Community development
Data do documento: 3-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Claudia Kanoni Santos. Extensão universitária e desenvolvimento regional endógeno: o papel da Universidade Tecnológica Federal do Paraná na pandemia. 2025. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: O potencial transformador da universidade reside, sobretudo, na construção de instrumentos destinados a assegurar os direitos humanos, principalmente em momento de crise sanitária. Neste contexto, as atividades de extensão universitária, que alcançam as comunidades ao redor, garantem a ampliação desses direitos a um público que está para além dos muros da instituição universitária. No Brasil, entre 2016 e 2020, as instituições universitárias, especialmente as públicas, foram alvo de questionamentos generalizados, impulsionados por discursos ideológicos pautados no liberalismo econômico. E, com a Pandemia do Covid-19, as universidades públicas puderam demonstrar seu importante papel social extensionista conforme suas características intrínsecas. As universidades brasileiras desempenham um papel estratégico na formação de profissionais e pesquisadores, além do avanço científico e tecnológico, o que, por consequência, contribui para o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, esses resultados são majoritariamente percebidos por aqueles diretamente envolvidos, como a comunidade acadêmica, ou por meio de parcerias específicas. E, a extensão universitária, que é uma importante ferramenta para a integração entre ensino e pesquisa, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade, ainda é interpretada de maneira polissêmica principalmente por parte da comunidade acadêmica, que a percebe de maneira reducionista como uma ação assistencialista. Diante desse contexto e considerando a importância da universidade para o desenvolvimento da sociedade, esta pesquisa busca investigar a relação entre a extensão universitária e o desenvolvimento regional endógeno em momentos de crise. O problema dessa investigação é como a extensão universitária pode contribuir para o desenvolvimento regional endógeno em momento de crise sanitária? Partindo da premissa de que a extensão universitária é um instrumento para o desenvolvimento endógeno, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, por meio de revisão bibliográfica e análise documental. O estudo busca explorar um tema ainda sem consenso conceitual na interpretação da comunidade universitária interna, especialmente no que diz respeito à universidade como local de atividades inovadoras e empreendedoras, a partir do caso de uma universidade tecnológica durante o período da pandemia de Covid-19. Os principais resultados mostram que, com a endogenização dos recursos locais, o papel extensionista da UTFPR contribuiu para a autoproteção da comunidade durante a crise de saúde pública. As ações de extensão da universidade apresentaram respostas rápidas e adaptadas às demandas locais, utilizando os recursos para a produção de equipamentos de proteção individual, itens de segurança e higiene, além do processamento de dados e informações para apoiar a tomada de decisões do governo local, em parceria com atores locais. A articulação entre os agentes e o estoque de conhecimento acadêmico possibilitaram atender a demanda local. Constatou-se, entretanto, uma menor participação dos discentes na maioria dessas ações, embora a presença deles seja um aspecto fundamental no exercício da extensão universitária.
Abstract: The university’s transformative potential lies above all in building instruments to ensure human rights, especially at a time of health crisis. In this context, university extension activities, which reach out to the surrounding communities, guarantee the extension of these rights to a public that is beyond the walls of the university institution. In Brazil, between 2016 and 2020, university institutions, especially public ones, were the target of widespread questioning, driven by ideological discourses based on economic liberalism. And with the Covid-19 pandemic, public universities have been able to demonstrate their important social extensionist role in line with their intrinsic characteristics. Brazilian universities play a strategic role in training professionals and researchers, in addition to scientific and technological progress, which consequently contributes to the country’s economic development. However, these results are mostly perceived by those directly involved, such as the academic community, or through specific partnerships. And university extension, which is an important tool for integrating teaching and research, fostering a transformative relationship between university and society, is still interpreted in a polysemic way, especially by the academic community, which perceives it in a reductionist way as a welfare action. Given this context and considering the importance of universities for the development of society, this research seeks to investigate the relationship between university extension and endogenous regional development in times of crisis. The problem is how can university extension contribute to endogenous regional development at a time of health crisis? Starting from the premise that university extension is an instrument for endogenous development, the research adopts a qualitative approach, of an applied nature, by means of a bibliographical review and documentary analysis. The study seeks to explore a topic that still lacks conceptual consensus in the interpretation of the internal university community, especially with regard to the university as a place for innovative and entrepreneurial activities, based on the case of a technological university during the Covid-19 pandemic. The main results show that, with the endogenization of local resources, UTFPR’s extension role contributed to the community’s self-protection during the public health crisis. The university’s extension actions provided rapid responses adapted to local demands, using the resources to produce personal protective equipment, safety and hygiene items, as well as processing data and information to support local government decision-making, in partnership with local actors. The links between the players and the stock of academic knowledge have made it possible to meet local demand. However, there was less student participation in most of these actions, although their presence is a fundamental aspect of university extension.
Descrição: Acompanha: 2 (dois) Podcast sobre Extensão Universitária
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36097
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública



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