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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Luiz Augusto Paschoal de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T18:33:23Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T18:33:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luiz Augusto Paschoal de. Práticas avaliativas por meio da oralidade em aulas de matemática: algumas possibilidades de organização e suas potencialidades. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36086 | - |
dc.description | Acompanha produto educacional "Oralidade em práticas avaliativas nas aulas de matemática: potencialidades e organização" | pt_BR |
dc.description.abstract | This research presents the organization and investigation of assessment practices through oral communication, in order to explore different configurations, highlight the potential of each practice and bring out quality information for those involved. Three assessment practices through oral communication were initially carried out with students from a private school in the municipality of Wenceslau Braz, State of Paraná. In these first three practices, we sought to explore the development and application of each of them, observing the potential and achievements during the application. The observations took place with classes of 1st and 2nd grades of High School between the years 2021 to 2023. A qualitative analysis of an interpretative nature was carried out in a fourth assessment practice, through which the potential, development and details of what can be observed through the students' speech are presented in the light of theoretical references that approach assessment as a constituent process and at the service of the teaching and learning processes. From the description and analysis of the practices, it is clear that assessment practices through oral communication in mathematics classes favor the production of quality information for the teaching and learning processes; they value and develop the specificities and qualities of each student; they allow students to be active and creative in relation to the way they express their knowledge; they allow teachers to intervene at the time of the test; they provide immediate feedback and grades; and they allow group work during the assessment. Also as a construct of this research, there is an educational product consisting of videos, aimed at teachers, researchers and other interested parties, which show how assessment practices can be organized to serve the teaching and learning processes, with appropriate language to arouse the interest of teachers and thus also use such practices as a way to assess student learning and regulate the teaching and learning processes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem verbal | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Verbal learning | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.title | Práticas avaliativas por meio da oralidade em aulas de matemática: algumas possibilidades de organização e suas potencialidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment practices through orality in math classes: some organizational possibilities and their potentialities | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta a organização e investigação de práticas avaliativas por meio da oralidade, de modo a explorar diferentes configurações, evidenciar as potencialidades de cada prática e fazer emergir informações de qualidade para os envolvidos. Foram realizadas inicialmente três práticas avaliativas por meio da oralidade com alunos de um colégio da rede privada do município de Wenceslau Braz, Estado do Paraná. Nessas três primeiras práticas, procurou-se explorar o desenvolvimento e aplicação de cada uma delas, observando as Potencialidades e os Alcances durante a aplicação. As observações aconteceram com turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio entre os anos de 2021 e 2023. Uma análise qualitativa de cunho interpretativo foi realizada em uma quarta prática avaliativa, por meio da qual apresentam-se as potencialidades, desenvolvimento e detalhamento do que pode ser observado por meio da fala dos alunos à luz de referenciais teóricos que abordam a avaliação enquanto um processo constituinte e à serviço dos processos de ensino e de aprendizagem. A partir da descrição e análise das práticas tem-se que práticas avaliativas por meio da oralidade em aulas de matemática favorecem a produção de informações de qualidade para os processos de ensino e de aprendizagem; valorizam e desenvolvem especificidades e qualidades de cada aluno; aos alunos serem ativos e criativos em relação ao modo de expressar seus conhecimentos; ao professor realizar intervenções no momento de realização; a atribuição de feedback e nota imediata; o trabalho em grupos em momento de avaliação. Também enquanto construto dessa pesquisa tem-se um produto educacional que consiste em vídeos, direcionado para professores, pesquisadores e demais interessados, que apresentam como podem ser organizadas práticas avaliativas a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem, com linguagem apropriada para despertar o interesse de professores e assim, também utilizarem de tais práticas como forma de avaliar a aprendizagem do aluno e regular os processos de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6272960102147195 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Marcele | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Marcele | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dalto, Jader Otavio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2509951724012001 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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