Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luiz Augusto Paschoal de-
dc.date.accessioned2025-03-13T18:33:23Z-
dc.date.available2025-03-13T18:33:23Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Luiz Augusto Paschoal de. Práticas avaliativas por meio da oralidade em aulas de matemática: algumas possibilidades de organização e suas potencialidades. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36086-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Oralidade em práticas avaliativas nas aulas de matemática: potencialidades e organização"pt_BR
dc.description.abstractThis research presents the organization and investigation of assessment practices through oral communication, in order to explore different configurations, highlight the potential of each practice and bring out quality information for those involved. Three assessment practices through oral communication were initially carried out with students from a private school in the municipality of Wenceslau Braz, State of Paraná. In these first three practices, we sought to explore the development and application of each of them, observing the potential and achievements during the application. The observations took place with classes of 1st and 2nd grades of High School between the years 2021 to 2023. A qualitative analysis of an interpretative nature was carried out in a fourth assessment practice, through which the potential, development and details of what can be observed through the students' speech are presented in the light of theoretical references that approach assessment as a constituent process and at the service of the teaching and learning processes. From the description and analysis of the practices, it is clear that assessment practices through oral communication in mathematics classes favor the production of quality information for the teaching and learning processes; they value and develop the specificities and qualities of each student; they allow students to be active and creative in relation to the way they express their knowledge; they allow teachers to intervene at the time of the test; they provide immediate feedback and grades; and they allow group work during the assessment. Also as a construct of this research, there is an educational product consisting of videos, aimed at teachers, researchers and other interested parties, which show how assessment practices can be organized to serve the teaching and learning processes, with appropriate language to arouse the interest of teachers and thus also use such practices as a way to assess student learning and regulate the teaching and learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem verbalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectVerbal learningpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titlePráticas avaliativas por meio da oralidade em aulas de matemática: algumas possibilidades de organização e suas potencialidadespt_BR
dc.title.alternativeAssessment practices through orality in math classes: some organizational possibilities and their potentialitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a organização e investigação de práticas avaliativas por meio da oralidade, de modo a explorar diferentes configurações, evidenciar as potencialidades de cada prática e fazer emergir informações de qualidade para os envolvidos. Foram realizadas inicialmente três práticas avaliativas por meio da oralidade com alunos de um colégio da rede privada do município de Wenceslau Braz, Estado do Paraná. Nessas três primeiras práticas, procurou-se explorar o desenvolvimento e aplicação de cada uma delas, observando as Potencialidades e os Alcances durante a aplicação. As observações aconteceram com turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio entre os anos de 2021 e 2023. Uma análise qualitativa de cunho interpretativo foi realizada em uma quarta prática avaliativa, por meio da qual apresentam-se as potencialidades, desenvolvimento e detalhamento do que pode ser observado por meio da fala dos alunos à luz de referenciais teóricos que abordam a avaliação enquanto um processo constituinte e à serviço dos processos de ensino e de aprendizagem. A partir da descrição e análise das práticas tem-se que práticas avaliativas por meio da oralidade em aulas de matemática favorecem a produção de informações de qualidade para os processos de ensino e de aprendizagem; valorizam e desenvolvem especificidades e qualidades de cada aluno; aos alunos serem ativos e criativos em relação ao modo de expressar seus conhecimentos; ao professor realizar intervenções no momento de realização; a atribuição de feedback e nota imediata; o trabalho em grupos em momento de avaliação. Também enquanto construto dessa pesquisa tem-se um produto educacional que consiste em vídeos, direcionado para professores, pesquisadores e demais interessados, que apresentam como podem ser organizadas práticas avaliativas a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem, com linguagem apropriada para despertar o interesse de professores e assim, também utilizarem de tais práticas como forma de avaliar a aprendizagem do aluno e regular os processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6272960102147195pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2509951724012001pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
professoravaliacaoaprendizagemoralidade.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
professoravaliacaoaprendizagemoralidade_produto.pdf723,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons