Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Ana Carolina Martins-
dc.date.accessioned2025-03-13T17:11:57Z-
dc.date.available2025-03-13T17:11:57Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Carolina Martins. Representações culturais de gênero em fotografias da revista Illustração paranaense (1927-1933). 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36084-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes gender representations in the photographs published by Illustração Paranaense magazine between 1927 and 1930, investigating how these images contributed to the construction of an idealized “Paranist Citizen”, aligning ideals of femininity with the values of modernity and civilization. The research adopts key concepts such as gender, understood as a social construct that organizes sexual differences, and representation, which refers to the production of meanings through images that influence identities and discourses. The methodology combines feminist perspectives by Griselda Pollock and Joan Scott, the analytical method of Letícia Pedruzzi, and Ana Mauad’s semiotic analysis, allowing for the interpretation of images within their historical and cultural context. The analysis demonstrates that the magazine prioritized specific femininities, such as declaimers and muses, while marginalizing groups like poor, black, and immigrant women, who were represented symbolically or subordinated to economic development. The photographs functioned as tools for imposing social norms, reinforcing the gender expectations of the period. The dissertation concludes that revisiting these visual sources offers a deeper understanding of the media’s role in configuring social identities within the Paranist context, contributing to a broader analysis of gender representations in Paraná’s modernity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectParaná - História - Séc. XXpt_BR
dc.subjectParaná - Usos e costumespt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectIlustração de revistas - Paranápt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEstética - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectParaná (Brazil) - History - 20th centurypt_BR
dc.subjectParaná (Brazil) - Social life and customspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectMagazine illustration - Paraná (Brazil)pt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectAesthetics - Social aspectspt_BR
dc.titleRepresentações culturais de gênero em fotografias da revista Illustração Paranaense (1927-1933)pt_BR
dc.title.alternativeCultural representations of gender in photographs from Illustração Paranaense magazine (1927-1933)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as representações de gênero nas fotografias publicadas pela revista Illustração Paranaense entre 1927 e 1930, investigando como essas imagens contribuíram para a construção de um “cidadão paranista” idealizado, alinhando ideais de feminilidade aos valores de modernidade e civilização. A pesquisa adota conceitos centrais como gênero, entendido como uma construção social que organiza diferenças sexuais, e representação, que se refere à produção de significados por meio de imagens que participam da formação de identidades e discursos. A metodologia utilizada combina as perspectivas feministas de Griselda Pollock e Joan Scott, o método analítico de Letícia Pedruzzi e a análise semiótica de Ana Mauad, permitindo uma interpretação das imagens dentro de seu contexto histórico e cultural. A análise mostra que a revista priorizava feminilidades específicas, como as declamadoras e as musas, enquanto marginalizava grupos, como mulheres pobres, negras e imigrantes, que eram representadas de forma simbólica ou subordinadas ao desenvolvimento econômico. As fotografias funcionaram como ferramentas de imposição de normas sociais, reafirmando expectativas de gênero do período. A dissertação conclui que revisitar essas fontes visuais permite uma melhor compreensão da atuação da mídia na configuração das identidades sociais no contexto paranista, contribuindo para uma análise mais ampla das representações de gênero na modernidade paranaense.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346396389213474pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Ana Caroline de Bassi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1831-8370pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9835654484759872pt_BR
dc.contributor.referee2Zacar, Cláudia Regina Hasegawa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1756-2347pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755771950134149pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacaogenerofotografiarevista.pdf44,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons