Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Renata Rodrigues Russi-
dc.date.accessioned2025-03-13T14:49:18Z-
dc.date.available2025-03-13T14:49:18Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Renata Rodrigues Russi. Conteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36083-
dc.description.abstractThis study with a bibliographic character, explores the complexity of content selection in teaching Physics in Adult Education (EJA). Recognizing the diversity of experiences and ages within this audience, the importance of contextualizing content within learners' daily lives is emphasized. Curricular flexibility, the collective construction of guidelines, and the application of ludic approaches emerge as important strategies. Building bridges between scientific knowledge and everyday reality, coupled with the active participation of educators, reinforces the need for a meaningful and inclusive education in EJA. This study proposes an educational paradigm that goes beyond the transmission of concepts, aiming to inspire a lasting appreciation for Physics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.titleConteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunospt_BR
dc.title.alternativePhysics content for youth and adult eEducation (EJA): a closer dialogue with studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caráter bibliográfico, explora a complexidade da seleção de conteúdo no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reconhecendo a diversidade de experiências e idades desse público, destaca-se a importância da contextualização dos conteúdos no cotidiano dos aprendizes. A flexibilidade curricular, a construção coletiva de diretrizes e a aplicação de abordagens lúdicas surgem como estratégias importantes. A construção de pontes entre o conhecimento científico e a realidade cotidiana, juntamente com a participação ativa de educadores, reforça a necessidade de uma educação significativa e inclusiva na EJA. Este estudo propõe um paradigma educacional que vai além da transmissão de conceitos, buscando inspirar uma apreciação duradoura pela Física.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.advisor-co1Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conteudosfisicaeducacaoadultos.pdf160,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons