Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Renata Rodrigues Russi | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T14:49:18Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T14:49:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Renata Rodrigues Russi. Conteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36083 | - |
dc.description.abstract | This study with a bibliographic character, explores the complexity of content selection in teaching Physics in Adult Education (EJA). Recognizing the diversity of experiences and ages within this audience, the importance of contextualizing content within learners' daily lives is emphasized. Curricular flexibility, the collective construction of guidelines, and the application of ludic approaches emerge as important strategies. Building bridges between scientific knowledge and everyday reality, coupled with the active participation of educators, reinforces the need for a meaningful and inclusive education in EJA. This study proposes an educational paradigm that goes beyond the transmission of concepts, aiming to inspire a lasting appreciation for Physics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula | pt_BR |
dc.title | Conteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunos | pt_BR |
dc.title.alternative | Physics content for youth and adult eEducation (EJA): a closer dialogue with students | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo de caráter bibliográfico, explora a complexidade da seleção de conteúdo no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reconhecendo a diversidade de experiências e idades desse público, destaca-se a importância da contextualização dos conteúdos no cotidiano dos aprendizes. A flexibilidade curricular, a construção coletiva de diretrizes e a aplicação de abordagens lúdicas surgem como estratégias importantes. A construção de pontes entre o conhecimento científico e a realidade cotidiana, juntamente com a participação ativa de educadores, reforça a necessidade de uma educação significativa e inclusiva na EJA. Este estudo propõe um paradigma educacional que vai além da transmissão de conceitos, buscando inspirar uma apreciação duradoura pela Física. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
dc.contributor.referee3 | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conteudosfisicaeducacaoadultos.pdf | 160,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons