Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mayara Mendes da-
dc.date.accessioned2025-03-13T14:48:16Z-
dc.date.available2025-03-13T14:48:16Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationSILVA, Mayara Mendes da. A utilização da ludopedagogia nas aulas de educação física: métodos e técnicas de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36082-
dc.description.abstractThe present work aims to present the use and interaction of play pedagogy andphysical education in the initial grades of elementary school. This work will bedeveloped through bibliographical research, with the aim of showing that play activitiescan be used in classes, being Physical education classes are not only for sportsinitiation, but can be used so that students can enjoy and develop their psychomotorskills and not just movement for movement. Therefore, the use of playful activities withgames and games allows students to be able to work on other aspects to be developedduring their journey in elementary school. Show and develop activities, developing amethodology so that you can work in a more relevant way. Activities designed so thatin these classes students can carry out activities that also work on other subjects thatare part of the school curriculum, for example mathematics, arts, geography,Portuguese and other subjects. Based on concepts highlighted by BNCC (2010), weseek to understand physical education as the curricular component that thematizesbodily practices in their various forms of coding and social significance. These bodypractices, with the guidance of the teacher, help in the development of the child inpractice, knowing that each child is different from the other, it is up to the professionalto elaborate and emphasize this whole body issue within their social experience inwhich they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPhysical education for childrenpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleA utilização da ludopedagogia nas aulas de educação física: métodos e técnicas de ensino nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of ludopedagogy in physical education classes: teaching methods and techniques in the early grades of elementary educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar a utilização e a interação da ludopedagogia e a educação física nas séries iniciais do ensino fundamental, este trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, com o intuito de mostrar que se pode utilizar atividades lúdicas nas aulas, sendo as aulas de educação física não somente para a iniciação esportivas, contudo podendo ser utilizada para que os alunos possam usufruir e desenvolver suas capacidades psicomotora e não apenas o movimento por movimento. Sendo assim, a utilização de atividades lúdicas com os jogos e brincadeiras os alunos seja capaz de trabalhar outros aspectos a serem desenvolvidos durante sua jornada no ensino fundamental. Mostrar e desenvolver atividades, elaborando uma metodologia para que possa trabalhar de maneira mais relevante. Atividades elaboradas para que nestas aulas os alunos possam estar realizando atividades que também trabalha as outras matérias que fazem parte do currículo escolar, por exemplo a matemática, a artes, geografia, português e outras disciplinas. Com base em concepções pontuadas pela BNCC (2010), busca-se compreender a educação física como o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Essas práticas corporais com a orientação do professor, auxilia no desenvolvimento da criança na prática, sabendo que cada criança é diferente da outra, cabe ao profissional elaborar e enfatizar toda esta questão corporal dentro de sua vivência social em que está inserida.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee2Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee3Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludopedagogiaeducacaofisicametodos.pdf163,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons