Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marli Teodoro de-
dc.date.accessioned2025-03-13T14:46:26Z-
dc.date.available2025-03-13T14:46:26Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Marli Teodoro de. Uma abordagem metodológica da sociologia e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36081-
dc.description.abstractThis study is entitled A Methodological Approach to Sociology and its repercussion on the teaching and learning process. It aims to demonstrate the intermittent nature of Sociology in school curricula, and report the trajectory of the discipline in Brazil. Through bibliographical research, it was possible to develop an analysis of the Sociology scenario in Brazilian school curricula, as well as the consequences of this instability of the discipline for teachers in the area of Sociology. Some aspects relating to the concepts of Sociology were also addressed, including teaching resources, Common Curriculum Base, Sociology throughout history, the teaching and learning process, Sociology teachers and teaching sociology today. It is considered that teaching practice requires a professional who is always up to date, and the continued training of teachers needs attention in Brazil, since an increasingly dynamic and innovative teacher is required in the classroom, however, it is not provide training conditions for their continued training. The task of sociology teachers is to instigate and guide students' sociological imagination, using diverse methodological resources with the aim of stimulating, motivating students and promoting learning, even in the midst of instability in relation to the subject in school curricula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleUma abordagem metodológica da sociologia e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeA methodological approach to sociology and repercussion on the teaching and learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como título Uma Abordagem Metodológica da Sociologia e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem, tem como objetivo demonstrar o caráter intermitente da Sociologia nos currículos escolares, e relatar a trajetória da disciplina no Brasil. Por meio da pesquisa de cunho bibliográfico, foi possível elaborar uma análise sobre o cenário da Sociologia nos currículos escolares brasileiros, bem como, as consequências dessa instabilidade da disciplina para os docentes da área de Sociologia. Também foram abordados alguns aspectos referentes aos conceitos da Sociologia, dentre estes os recursos didáticos, Base Comum Curricular, Sociologia ao longo da história, processo de ensino e de aprendizagem, professores de Sociologia e ensino da sociologia na atualidade. Considera-se que a prática docente requer um profissional sempre atualizado, e a formação continuada de professores precisa de atenção no Brasil, uma vez que, exige-se um professor cada vez mais dinâmico e inovador em sala de aula, no entanto, não se oportunizam condições de capacitação para a sua formação continuada. A tarefa dos professores de sociologia é instigar, orientar a imaginação sociológica dos estudantes, utilizando-se de recursos metodológicos diversificados com a finalidade de estimular, motivar os educandos e favorecer a aprendizagem, mesmo em meio à instabilidade em relação à disciplina nos currículos escolares.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.contributor.referee3Carrero, Sérgio Fernando-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemsociologiaensinoaprendizagem.pdf161,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons