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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36080
Título: | Análise comparativa dos conversores estáticos forward e flyback para o balanceamento de células em pacotes de baterias de veículos híbridos e elétricos |
Título(s) alternativo(s): | Comparative analysis of forward and flyback static converters for cell balancing in battery packs of hybrid and electric vehicles |
Autor(es): | Okida, Luiz Haruki |
Orientador(es): | Corrêa, Fernanda Cristina |
Palavras-chave: | Veículos elétricos Baterias elétricas Conversores de corrente elétrica Indústria automobilística Electric vehicles Electric batteries Electric current converters Automobile industry and trade |
Data do documento: | 27-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | OKIDA, Luiz Haruki. Análise comparativa dos conversores estáticos forward e flyback para o balanceamento de células em pacotes de baterias de veículos híbridos e elétricos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como o objetivo comparar as topologias dos conversores estáticos de energia elétrica Flyback e Forward operando em Modo de Condução Descontínua (MCD) para balancear um pacote de baterias de um veículo hibrido ou elétrico formadas com quatro células. O balanceamento do pacote de baterias aumenta o desempenho e a durabilidade do sistema de armazenamento de energia. A metodologia deste trabalho segue o desenvolvimento de quatro especificações de potências de 25 W, 50 W, 75 W e 100 Wcomtensão de entrada e saída igual a 48 V e as compará-las em função do tempo de balanceamento e a eficiência elétrica. Ao fim deste trabalho é apresentado a simulação e ensaio prático, onde é verificado que o conversor Flyback pode realizar o balanceamento. |
Abstract: | This work aims to compare the topologies of static electrical energy converters Flyback and Forward operating in Discontinuous Conduction Mode (DCM) to balance a battery pack of a hybrid or electric vehicle formed with four cells. Balancing the battery pack increases the performance and durability of the energy storage system. The methodology of this work follows the development of four power specifications: 25 W, 50 W, 75 W, and 100 W, with input and output voltage equal to 48 V, and compares them as a function of balancing time and electrical efficiency. At the end of this work, the simulation and practical test are presented, where it is verified that the Flyback converter can perform the balancing. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36080 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
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