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Título: Metodologias no processo de ensino-aprendizagem jurídico
Título(s) alternativo(s): Methodologies in the legal teaching-learning process
Autor(es): Silva, Ronaldo
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Metodologia
Learning
Learning strategies
Teaching - Methodology
Data do documento: 2-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Ronaldo. Metodologias no processo de ensino-aprendizagem jurídico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: Este texto tem como objetivo reflexionar o uso de metodologias – métodos e técnicas - no ensino jurídico. Utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de uma revisão literária sobre a história da instituição dos cursos de Direito no Brasil e suas tendências pedagógicas. Como ponto de inflexão, foi realizado um estudo de caso aplicado a estudantes de Direito de uma universidade pública paranaense, captando as percepções sobre a importância dos métodos e técnicas para o processo de ensino e aprendizagem. Observou-se, por meio de uma valoração dos estudantes de Direito, que mesmo diante várias transformações curriculares e pedagógicas, mantem-se uma preferência pelo modelo de pedagógica tradicional liberal no ensino e aprendizagem jurídica.
Abstract: This paper aims to reflect on the use of methodologies - methods and techniques - in legal teaching. A quantitative and qualitative approach was used, through a literature review on the history of the establishment of law courses in Brazil and their pedagogical trends. As a turning point, a case study was applied to law students at a public university in Paraná, capturing their perceptions of the importance of methods and techniques for the teaching and learning process. It was observed, through of law students, that even in the face of various curricular and pedagogical curricular and pedagogical transformations, there is still a preference for the traditional liberal pedagogical model in legal teaching and learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36079
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