Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ronaldo-
dc.date.accessioned2025-03-13T13:47:47Z-
dc.date.available2025-03-13T13:47:47Z-
dc.date.issued2024-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Ronaldo. Metodologias no processo de ensino-aprendizagem jurídico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36079-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on the use of methodologies - methods and techniques - in legal teaching. A quantitative and qualitative approach was used, through a literature review on the history of the establishment of law courses in Brazil and their pedagogical trends. As a turning point, a case study was applied to law students at a public university in Paraná, capturing their perceptions of the importance of methods and techniques for the teaching and learning process. It was observed, through of law students, that even in the face of various curricular and pedagogical curricular and pedagogical transformations, there is still a preference for the traditional liberal pedagogical model in legal teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleMetodologias no processo de ensino-aprendizagem jurídicopt_BR
dc.title.alternativeMethodologies in the legal teaching-learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste texto tem como objetivo reflexionar o uso de metodologias – métodos e técnicas - no ensino jurídico. Utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de uma revisão literária sobre a história da instituição dos cursos de Direito no Brasil e suas tendências pedagógicas. Como ponto de inflexão, foi realizado um estudo de caso aplicado a estudantes de Direito de uma universidade pública paranaense, captando as percepções sobre a importância dos métodos e técnicas para o processo de ensino e aprendizagem. Observou-se, por meio de uma valoração dos estudantes de Direito, que mesmo diante várias transformações curriculares e pedagógicas, mantem-se uma preferência pelo modelo de pedagógica tradicional liberal no ensino e aprendizagem jurídica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee2Ottobelli, Ivonei-
dc.contributor.referee3Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasensinojuridico.pdf406,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons