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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36077
Título: | Estudo aerodinâmico da fuselagem de uma aeronave rádio controlada |
Título(s) alternativo(s): | Aerodynamic study of the fuselage of a radio controlled aircraft |
Autor(es): | Menon, Fernando Henrique Schmoller |
Orientador(es): | Salvo, Ricardo de Vasconcelos |
Palavras-chave: | Arrasto (Aerodinâmica) Aviões — Fuselagem Sustentação (Aerodinâmica) Fluidodinâmica computacional Veículos remotamente pilotados Drag (Aerodynamics) Airplanes — Fuselage Lift (Aerodynamics) Computational fluid dynamics Vehicles, Remotely piloted |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MENON, Fernando Henrique Schmoller. Estudo aerodinâmico da fuselagem de uma aeronave rádio controlada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo demonstrar os benefícios da simulação computacional, por meio da Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC), na análise e otimização de projetos aerodinâmicos. Para isso, serão utilizadas ferramentas como o software Ansys® Workbench, versão 2024 R2, empregando o modelo de turbulência k-ω SST e a metodologia de refinamento de malha, na qual o tamanho dos elementos finitos é reduzido gradualmente. O estudo compara as características aerodinâmicas de dois modelos de fuselagem para aeronaves rádio-controladas utilizadas em competições SAE Aerodesign. Serão analisados os coeficientes de arrasto e sustentação das fuselagens, além do impacto de pequenas modificações aerodinâmicas. Os resultados mostram que ajustes sutis na fuselagem podem proporcionar um aumento de até 6% no coeficiente de sustentação. |
Abstract: | This study aims to demonstrate the benefits of computational simulation, through Computational Fluid Dynamics (CFD), in the analysis and optimization of aerodynamic designs. For this purpose, tools such as Ansys® Workbench software, version 2024 R2, will be used, employing the k-ω SST turbulence model and the mesh refinement methodology, in which the size of the finite elements is gradually reduced. The study compares the aerodynamic characteristics of two fuselage models for radio-controlled aircraft used in SAE Aerodesign competitions. The drag and lift coefficients of the fuselages will be analyzed, as well as the impact of small aerodynamic modifications. The results show that subtle adjustments to the fuselage can lead to an increase of up to 6% in the lift coefficient. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36077 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia Mecânica |
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