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dc.creatorMenon, Fernando Henrique Schmoller-
dc.date.accessioned2025-03-12T22:19:12Z-
dc.date.available2025-03-12T22:19:12Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationMENON, Fernando Henrique Schmoller. Estudo aerodinâmico da fuselagem de uma aeronave rádio controlada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36077-
dc.description.abstractThis study aims to demonstrate the benefits of computational simulation, through Computational Fluid Dynamics (CFD), in the analysis and optimization of aerodynamic designs. For this purpose, tools such as Ansys® Workbench software, version 2024 R2, will be used, employing the k-ω SST turbulence model and the mesh refinement methodology, in which the size of the finite elements is gradually reduced. The study compares the aerodynamic characteristics of two fuselage models for radio-controlled aircraft used in SAE Aerodesign competitions. The drag and lift coefficients of the fuselages will be analyzed, as well as the impact of small aerodynamic modifications. The results show that subtle adjustments to the fuselage can lead to an increase of up to 6% in the lift coefficient.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subjectAviões — Fuselagempt_BR
dc.subjectSustentação (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectVeículos remotamente pilotadospt_BR
dc.subjectDrag (Aerodynamics)pt_BR
dc.subjectAirplanes — Fuselagept_BR
dc.subjectLift (Aerodynamics)pt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectVehicles, Remotely pilotedpt_BR
dc.titleEstudo aerodinâmico da fuselagem de uma aeronave rádio controladapt_BR
dc.title.alternativeAerodynamic study of the fuselage of a radio controlled aircraftpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo demonstrar os benefícios da simulação computacional, por meio da Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC), na análise e otimização de projetos aerodinâmicos. Para isso, serão utilizadas ferramentas como o software Ansys® Workbench, versão 2024 R2, empregando o modelo de turbulência k-ω SST e a metodologia de refinamento de malha, na qual o tamanho dos elementos finitos é reduzido gradualmente. O estudo compara as características aerodinâmicas de dois modelos de fuselagem para aeronaves rádio-controladas utilizadas em competições SAE Aerodesign. Serão analisados os coeficientes de arrasto e sustentação das fuselagens, além do impacto de pequenas modificações aerodinâmicas. Os resultados mostram que ajustes sutis na fuselagem podem proporcionar um aumento de até 6% no coeficiente de sustentação.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Lima, Rafael Sene de-
dc.contributor.referee3Galante, Renan Manozzo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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