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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36076
Título: | Scrumbgc: um jogo de tabuleiro para apoiar o ensino de scrum |
Título(s) alternativo(s): | Scrumbgc: a board game to support scrum teaching |
Autor(es): | Moreira, Jose Augusto Oliveira da Costa |
Orientador(es): | Valle, Pedro Henrique Dias |
Palavras-chave: | Engenharia de software Scrum (Desenvolvimento de software) Jogos de tabuleiro Software engineering Scrum (Computer software development) Board games |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | MOREIRA, Jose Augusto Oliveira da Costa. Scrumbgc: um jogo de tabuleiro para apoiar o ensino de scrum. 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2024. |
Resumo: | O ensino de Gestão de Projetos de Software para futuros profissionais da área é algo frequentemente reportado na literatura. Diversos estudos têm explorado iniciativas para mensurar expectativas de alunos e professores quanto aos cursos e aulas, revelando casos de aulas pouco práticas e majoritariamente teóricas, não permitindo a percepção dos alunos quanto ao real valor e importância de conhecimentos envolvidos pela Gestão de Projetos de Software. Como forma de proporcionar aos alunos da área de Engenharia de Software (ES) um aprendizado prático e proativo, as Metodologias Ativas de Ensino têm sido aplicadas e estudadas. Dentre estas metodologias, estão os jogos, capazes de simular exemplos simplificados de situações reais de tópicos abordados pela ES. Os jogos são reportados na literatura como ferramentas de ensino capazes de elevar a motivação dos estudantes para o aprendizado. O objetivo desta Dissertação de Mestrado é o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro de apoio ao ensino do framework Scrum que inclua mecânicas colaborativas. O jogo, denominado ScrumBGC, foi construído pautando-se em um framework específico para construção de jogos de tabuleiro para a área de Gestão de Projetos de Software e foi submetido a duas provas de conceito aplicadas com turmas de estudantes de diferentes instituições de ensino. A avaliação final foi conduzida utilizando o IMMS. O instrumento MEEGA+ também foi utilizado para avaliar o jogo proposto. Como principais resultados, observaram-se que o ScrumBGC é viável e uma opção válida para o ensino do framework Scrum. Nas duas provas de conceito, realizadas com duas turmas de graduação de diferentes instituições de ensino, os dados coletados apontaram a aceitação e utilidade do jogo. |
Abstract: | The teaching of Software Project Management to future professionals in the field is a topic frequently reported in the literature. Several studies have explored initiatives to measure the expectations of students and teachers regarding courses and classes, revealing cases of lessons that are overly theoretical and lack practical components, thus failing to allow students to perceive the real value and importance of knowledge involved in Software Project Management. Active Learning Methodologies have been applied and studied to provide Software Engineering (SE) students with a practical and proactive learning experience. Among these methodologies are the games, which can simulate simplified examples of real-life situations related to SE topics. Games are reported in the literature as teaching tools capable of increasing student motivation for learning. The goal of this Master’s Dissertation is to develop a board game to support the teaching of the Scrum framework, incorporating collaborative mechanics into its design. The game, named ScrumBGC, was developed based on a specific framework for designing board games to the Software Project Management field and underwent two Proofs of Concept with student groups from different educational institutions. The final evaluation was conducted using the IMMS instrument. Additionally, the MEEGA+ instrument was employed to assess the proposed game. The main findings indicate that ScrumBGC is a viable and effective option for teaching the Scrum framework. Data collected during the two proofs of concept carried out with undergraduate student groups from different institutions demonstrated the game’s acceptance and usefulness. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36076 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Informática |
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