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dc.creatorTrioschi, Gabriel Crusciol-
dc.date.accessioned2025-03-12T22:13:04Z-
dc.date.available2025-03-12T22:13:04Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationTRIOSCHI, Gabriel Crusciol. Análise de escoamento externo da asa dianteira de um carro de fórmula SAE® utilizando DFC. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36075-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the airflow around the Mercury car, developed at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) for the Formula SAE® competition. Using software tools such as SolidWorks®, Ansys SpaceClaim, Ansys Fluent® and CFD-POST, the study seeks to improve and present an initial configuration for the vehicle's front wing, with an emphasis on optimizing the relationship between the Drag Coefficient and the lift Coefficient and use of a single or double profile. The results are a validation of the greater generation of downforce force for profiles with two airfoils compared with single profile.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectCarros de corridapt_BR
dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subjectAerofóliospt_BR
dc.subjectAutomobiles, Racingpt_BR
dc.subjectDrag (Aerodynamics)pt_BR
dc.subjectAerofoilspt_BR
dc.titleAnálise de escoamento externo da asa dianteira de um carro de fórmula SAE® utilizando DFCpt_BR
dc.title.alternativeExternal flow analysis of Formula SAE® car front wing using CFDpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal analisar o escoamento de ar ao redor da asa dianteira do carro do projeto Mercury, desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para a competição Fórmula SAE®. Com o auxílio dos softwares SolidWorks®, Ansys SpaceClaim, Ansys Fluent® e CFD-POST, o estudo busca melhorar e apresentar uma configuração inicial para a asa dianteira do veículo, com ênfase na otimização da relação entre o Coeficiente de Arrasto e o Coeficiente de Sustentação e na utilização de perfil único ou duplo. Tendo como resultados uma validação da maior geração de força de downfoce para perfis com dois aerofólios ao comparado com o perfil único.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Lombardi Neto, Amadeu-
dc.contributor.referee3Lima, Rafael Sene de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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