Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36063
Título: Neurociência cognitiva e aprendizagem baseada em problemas: desenvolvendo as inteligências linguística e interpessoal de estudantes do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Cognitive neuroscience and problem-based learning: developing elementary school students9 linguistic and interpersonal intelligence
Autor(es): Marchi, Cassia Cristina Carrara
Orientador(es): Figueiredo, Marcia Camilo
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Saúde - Aspectos sociais
Educação - Aspectos sociais
Aprendizagem baseada em problemas
Teaching - Methodology
Health - Social aspects
Education - Social aspects
Problem-based learning
Data do documento: 17-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARCHI, Cassia Cristina Carrara. Neurociência cognitiva e aprendizagem baseada em problemas: desenvolvendo as inteligências linguística e interpessoal de estudantes do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: A educação passou por várias mudanças nos últimos anos, em especial, no que se diz respeito às metodologias usadas para ensino. Diante desse cenário, as metodologias ativas surgem como possibilidades de promover um ambiente de aprendizagem em que o aluno é protagonista de seu próprio aprendizado. A partir dessa perspectiva e, considerando que a escola é um local de aprendizagem, interação e integração social, onde crianças e adolescentes estabelecem contato físico, trocam pertences e aglomeram-se, transformando-se assim, em um espaço propício para a transmissão de agentes patogênicos, elaborou-se o problema de pesquisa na forma de pergunta: Os fundamentos teóricos de Neurociência Cognitiva e o metodológico da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), propicia que alunos do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvam a Inteligência Linguística e Interpessoal, a partir do estudo da temática Educação em Saúde? Nesse sentido, a presente obra teve como objetivo avaliar o potencial de um produto educacional sobre a temática Educação para a Saúde, alicerçado nos fundamentos da Neurociência Cognitiva e da Aprendizagem Baseada em Problemas para o desenvolvimento da Inteligência Linguística e Interpessoal, em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino da região norte do estado do Paraná. Em relação à sua natureza, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, quanto à abordagem do problema, se classifica como qualitativa, quanto ao método de abordagem, o trabalho apresenta característica dedutiva e quanto aos objetivos, classifica-se como descritiva e explicativa. O público-alvo da pesquisa foi 14 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, cuja faixa etária varia entre 13 e 14 anos. Para fins de coleta de dados, foram utilizados dois questionários (inicial e final) e a observação participante. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados e categorizados, de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. A aplicação do Produto Educacional foi de extrema importância para a aquisição de conhecimentos sobre Educação para a Saúde em vários aspectos: teóricos, conceituais e metodológicos, como compreender a diferença entre gripe, resfriado e Covid, assim como esclarecer sobre as formas de transmissão e contágio. Do mesmo modo, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, permitiu aos alunos vivenciar novas experiências de aprendizagem por meio da realização de atividades em grupos, alicerçados no passo a passo da ABP, os alunos puderam trocar experiências, discutir conceitos e adquirir novos conhecimentos acerca da temática Educação para a Saúde, como também desenvolver as inteligências Interpessoal e Linguística, a partir de um cenário em que coloca o aluno como protagonista, envolvendo a resolução de problemas, pesquisa, formulação de hipóteses e construção de novas aprendizagens.
Abstract: Education has undergone several changes in recent years, especially with regard to the methodologies used for teaching. In this scenario, active methodologies emerge as possibilities for promoting a learning environment in which the student is the protagonist of his/her own learning. From this perspective and considering that school is a place for learning, interaction and social integration, where children and adolescents establish physical contact, exchange belongings and gather together, thus becoming a space conducive to the transmission of pathogenic agents, the research problem was formulated in the form of a question: Do the theoretical foundations of Cognitive Neuroscience and the methodology of Problem-Based Learning (PBL) allow 9th grade students to develop Linguistic and Interpersonal Intelligence, based on the study of the theme of Health Education? In this sense, this work aimed to evaluate the potential of an educational product on the theme of Health Education, based on the foundations of Cognitive Neuroscience and Problem-Based Learning for the development of Linguistic and Interpersonal Intelligence, in 9th grade students of a public educational institution in the northern region of the state of Paraná. Regarding its nature, this research is characterized as applied, regarding the approach to the problem, it is classified as qualitative, regarding the method of approach, the work presents deductive characteristics and regarding the objectives, it is classified as descriptive and explanatory. The target audience of the research was 14 students enrolled in the 9th grade of the final years of Elementary School, whose age range varies between 13 and 14 years. For data collection purposes, two questionnaires (initial and final) and participant observation were used. The data obtained through the questionnaires were analyzed and categorized, according to Bardin's content analysis. The application of the Educational Product was extremely important for the acquisition of knowledge about Health Education in several aspects: theoretical, conceptual and methodological, such as understanding the difference between flu, cold and Covid, as well as clarifying the forms of transmission and contagion. Likewise, the active methodology Problem-Based Learning allowed students to experience new learning experiences through group activities, based on the step-by-step PBL. Students were able to exchange experiences, discuss concepts and acquire new knowledge about the theme of Health Education, as well as develop Interpersonal and Linguistic intelligence, based on a scenario in which the student is the protagonist, involving problem-solving, research, formulation of hypotheses and construction of new learning.
Descrição: Acompanha produto educacional "NEUROABP - Neurociências e aprendizagem baseada em problemas para a educação em saúde"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36063
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
neurocienciaaprendizagemproblemasinteligencias.pdf8,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
abpneurocienciaseducacaosaude_produto.pdf6,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons