Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Jeferson Willian Correia-
dc.date.accessioned2025-03-10T18:14:27Z-
dc.date.available2025-03-10T18:14:27Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationLIMA, Jeferson Willian Correia. Mobilização de funções executivas na resolução de tarefas envolvendo frações. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36060-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Funções executivas: como influenciam a resolução de tarefas de frações?"pt_BR
dc.description.abstractThis Master's research in Mathematics Teaching aimed to investigate the Mobilization of Executive Functions in the Resolution of Tasks Involving Fractions, seeking to answer the following questions: which Executive Functions (EF) are mobilized by 7th-grade elementary school students in the resolution of fraction tasks, and how are these EF mobilized? Qualitative in nature, the study was conducted in a 7th-grade class at a public school in the city of Três Lagoas-MS, using written records and audio recordings of student interactions, organized in groups to solve the tasks. The research development took place in four stages: initially, fraction-related tasks were selected; next, these tasks were applied to students, who solved them both individually and in groups under the guidance of the teacher-researcher; subsequently, the presented solutions were analyzed, followed by a collective discussion in the classroom; finally, the Mobilization of Executive Functions in solving these tasks was highlighted. The investigation results indicate that, when solving problems involving fractions, students mobilize various Executive Functions, with inhibitory control, working memory, and cognitive flexibility being the most prominent. In addition to the academic analysis, the research led to the development of an Educational Product designed to contribute not only to the learning of fraction content but also to the development of cognitive skills essential for mathematical learning. This material was structured as a practical resource to assist teachers in the classroom, fostering the Mobilization of Executive Functions in activities involving fractions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções executivas (Neuropsicologia)pt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectExecutive functions (Neuropsychology)pt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.titleMobilização de funções executivas na resolução de tarefas envolvendo fraçõespt_BR
dc.title.alternativeMobilization of executive functions in resolution of tasks involving fractionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado em Ensino de Matemática teve como objetivo investigar a Mobilização das Funções Executivas na Resolução de Tarefas envolvendo Frações, buscando responder às seguintes questões: quais Funções Executivas (FE) são mobilizadas pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na resolução de tarefas de frações e como essas FE são mobilizadas? De caráter qualitativo, o estudo foi realizado em uma turma do 7º ano de uma escola pública na cidade de Três Lagoas-MS, utilizando registros escritos e gravações de áudio das interações entre os estudantes, organizados em grupos para a resolução das tarefas. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em quatro etapas: inicialmente, foram selecionadas tarefas envolvendo frações; em seguida, essas tarefas foram aplicadas aos alunos, que as resolveram tanto individualmente quanto em grupos, conforme orientação do professor-pesquisador; posteriormente, analisaram-se as resoluções apresentadas, seguidas de uma discussão coletiva em sala de aula; por fim, buscou-se evidenciar a Mobilização das Funções Executivas na resolução dessas tarefas. Os resultados da investigação indicam que, ao resolverem problemas envolvendo frações, os alunos mobilizam diversas Funções Executivas, destacando-se o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. Além da análise acadêmica, a pesquisa resultou na elaboração de um Produto Educacional que visa contribuir não apenas para a aprendizagem do conteúdo de frações, mas também para o desenvolvimento de habilidades cognitivas fundamentais ao aprendizado matemático. Esse material foi estruturado como um recurso prático para auxiliar professores em sala de aula, promovendo a Mobilização das Funções Executivas em atividades que envolvam frações.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636894108437861pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee2Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Edilaine Regina dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4584004U9pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
funcoesexecutivastarefasfracoes.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
funcoesexecutivastarefasfracoes_produto.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons