Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36051
Título: Letramento digital docente
Título(s) alternativo(s): Teacher digital literacy
Autor(es): Silva, Cristiane Severino da
Orientador(es): Silva, Alessandra Dutra
Palavras-chave: Letramento digital
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Desempenho - Avaliação
Computer literacy
Teachers, Training of
Educational technology
Performance - Evaluation
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Cristiane Severino da. Letramento digital docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Atuar na educação em que o contexto social é cada vez mais tecnológico tem se tornado muito desafiador, isso porque exige dos professores constante busca pelo conhecimento para se manterem atualizados em um mundo que exige cada vez mais reflexões éticas sobre o uso da tecnologia. Entende-se que, quando os professores recebem formação para o uso de tecnologia digital, por exemplo, eles apresentam melhoria contínua de suas práticas docentes, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inclusivo. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivos: elaborar uma proposta de formação docente para uso de tecnologias digitais utilizando como suporte a ferramenta o Google Sites; aplicar a formação a professores e pedagogos da rede estadual de ensino do município de Londrina-Paraná; discutir o desempenho dos professores na formação com destaque nos seguintes pontos: perfil dos participantes e a familiaridade com o uso dos recursos tecnológicos digitais; desempenho nas atividades propostas na formação e na elaboração dos planos de ensino. Os principais pressupostos teóricos foram pautados nos estudos dos autores Moran (2015), Imbernón (2011) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) que discutem a importância da formação docente para o uso da tecnologia na educação, com ênfase no letramento digital docente. O tipo de pesquisa utilizado foi a de campo, preconizada por Tozoni-Reis (2009), a partir do estabelecimento de seis passos: delineamento da pesquisa, revisão bibliográfica, coleta de dados, organização dos dados, análise e interpretação dos dados e redação final do estudo. Os resultados mostraram que a formação docente é elemento fundamental para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e quando os docentes têm conhecimento de diferentes ferramentas educacionais digitais desenvolvem os letramentos digitais.
Abstract: Working in education where the social context is increasingly technological has become very challenging, because it requires teachers to constantly search for knowledge in order to keep up to date in a world that increasingly demands ethical reflections on the use of technology. It is understood that when teachers receive training in the use of digital technology, for example, they show continuous improvement in their teaching practices, making the educational process more dynamic, efficient and inclusive. With this in mind, this research aims to: develop a proposal for teacher training in the use of digital technologies using the Google Sites tool as support; apply the training to teachers and pedagogues from the state education network in the municipality of Londrina-Paraná; discuss the performance of the teachers in the training with emphasis on the following points: the profile of the participants and their familiarity with the use of digital technological resources; performance in the activities proposed in the training and in the preparation of teaching plans. The main theoretical assumptions were based on the studies of the authors Moran (2015), Imbernón (2011) and Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), who discuss the importance of teacher training for the use of technology in education, with an emphasis on teacher digital literacy. The type of research used was field research, as recommended by Tozoni-Reis (2009), based on the establishment of six steps: research design, literature review, data collection, data organization, data analysis and interpretation and final writing of the study. The results showed that teacher training is a fundamental element for improving pedagogical practice and when teachers have knowledge of different digital educational tools, they develop digital literacy.
Descrição: Acompanha produto educacional "Site: Letramento digital docente"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36051
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentodigitaldocente.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
siteletramentodigitaldocente_produto.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons