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Título: Educação CTS em ciências da natureza e sua contribuição no enfrentamento da pós-verdade: da discussão da formação de professores a aplicação de um itinerário formativo no novo ensino médio
Título(s) alternativo(s): STS education in natural sciences and its contribution in facing post-truth: from the discussion of teacher training to the application of a formative itinerary in the new high school
Autor(es): Egevardt, Cristiano
Orientador(es): Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Didática
Sistemas de ensino
Veracidade e falsidade
Notícias falsas
Professores - Formação
Science - Study and teaching
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Didatics
Instructional systems
Truthfulness and falsehood
Fake news
Teachers, Training of
Data do documento: 19-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: EGEVARDT, Cristiano. Educação CTS em ciências da natureza e sua contribuição no enfrentamento da pós-verdade: da discussão da formação de professores a aplicação de um itinerário formativo no novo ensino médio. 2025. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A educação CTS já se faz presente desde a década de 80, em discussões no ensino de Ciências da Natureza no país. Porém, sua implementação no ambiente escolar ainda não é uma realidade. Atualmente, a maior facilidade de acesso e disseminação de informações traz desafios, como a pós-verdade, em que os conteúdos das chamadas fake news são apresentados com apelo emocional, direcionando a compreensão dos leitores para inverdades em vez dos fatos. Isso já tem causado prejuízos sociais e, provavelmente, impactos na divulgação e no ensino de Ciências. Faz-se necessário uma formação mais crítica desde a etapa da Educação Básica aos cursos superiores. A Educação CTS, a partir de seus pressupostos que levam a formação crítica do estudante, é aqui defendida como uma forma de enfrentamento da pós-verdade, quando se faz presente em sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios dos professores no uso da Educação CTS e nos tempos de pós-verdade e o desenvolvimento de uma disciplina de itinerário formativo da área de Ciências da Natureza do novo ensino médio utilizando a Educação CTS no enfrentamento da pós-verdade. Para analisar as questões referente aos desafios dos professores, foi realizado a análise da produção e das discussões em uma disciplina CTS voltada à licenciandos de Química e analisou-se a transposição didática de licenciandos de Química na etapa de estágio. Em relação a busca de uma aplicação de CTS no enfrentamento da pós-verdade, foi desenvolvido como produto educacional uma disciplina semestral com 32 horas/aula, organizada a partir de pressupostos da Educação CTS e buscando a formação de estudantes críticos e preparados para a era da pós-verdade. Fizeram parte da coleta de dados questionários, entrevistas, gravações de conversas e material desenvolvidos pelos sujeitos da pesquisa ao longo do desenvolvimento das aulas quando a disciplina foi aplicada em um colégio da rede particular. A pesquisa trata-se de uma análise qualitativa e o formato escolhido nesta tese foi o multipaper. Os resultados demonstraram que a aplicação da Educação CTS é ainda um desafio no ensino básico, sobretudo devido ao tempo curto e o grande volume de conteúdos nas disciplinas. Em relação ao produto educacional, este mostrou-se efetivo no avanço da criticidade dos estudantes, os mesmos mostraram-se ao final preparados para refutarem informações falsas e fazerem o uso de fontes confiáveis de pesquisa, além de demonstrarem a preocupação com a correção de informações falsas. O produto educacional, por ter caráter multidisciplinar, pode ser aplicado por professores que lecionam diferentes disciplinas, o que torna o mesmo mais abrangente e pode ser adaptado a realidade de diferentes escolas. A Educação CTS mostrou um papel crucial em tempos de pós-verdade.
Abstract: STS education has been present since the 80s, in discussions in the teaching of Natural Sciences in the country. However, its implementation in the school environment is not yet a reality. Currently, the greater ease of access and dissemination of information brings challenges, such as post-truth, in which the contents of the só-called fake news are presented with emotional appeal, directing readers’ understanding to untruths instead of facts. This has already caused social damage and, probably, impacts on the dissemination and teaching of Science. A more critical training is needed from the Basic Education stage to higher education courses. STS Education, based on its assumptions that lead to the critical formation of the student, is defended here as a way of confronting post-truth, when it is present in the classroom. The main objective of this research was to analyze the challenges of teachers in the use of STS Education and in post-truth times and the development of a discipline of formative itinerary in the area of Natural Sciences of the new high school using STS Education in facing post-truth. To analyze the issues related to the challenges of teachers, the analysis of the production and discussions in a STS discipline aimed at Chemistry undergraduates was carried out and the didactic transposition of Chemistry undergraduates in the internship stage was analyzed. Regarding the search for an application of STS in the confrontation of post-truth, a semester course with 32 hours/class was developed as an educational product, organized from the assumptions of STS Education and seeking the formation of critical students prepared for the post-truth era. Questionnaires, interviews, recordings of conversations and material developed by the research subjects throughout the development of the classes when the discipline was applied in a private school were part of the data collection. The research is a qualitative analysis and the format chosen in this thesis was the multipaper. The results showed that the application of STS Education is still a challenge in basic education, mainly due to the short time and the large volume of content in the subjects. Regarding the educational product, it proved to be effective in advancing the students’ criticality, they were finally prepared to refute false information and make use of reliable sources of research, in addition to demonstrating the concern with the correction of false information. The educationalproduct, as it has a multidisciplinary character, can be applied by teachers who teach different subjects, which makes it more comprehensive and can be adapted to the reality of different schools. STS Education has shown a crucial role in post-truth times.
Descrição: Acompanha: Disciplina do itinerário formativo de ciências da natureza no ensino médio: educação CTS e pós-verdade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36049
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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