Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36043
Título: | Desempenho das universidades da América Latina no ranking Times Higher Education (THE) 2024: influência das publicações e das variáveis socioeconômicas |
Título(s) alternativo(s): | Performance of Latin American universities in the Times Higher Education (THE) 2024 ranking: influence of publications and socioeconomic variables |
Autor(es): | Teixeira, Tatiane |
Orientador(es): | Picinin, Claudia Tania |
Palavras-chave: | Universidades e faculdades - Avaliação Publicações acadêmicas América Latina - Condições econômicas América Latina - Condições sociais Times Higher Education Universities and colleges - Evaluation Scholarly publishing América Latina - Economic conditions América Latina - Social conditions |
Data do documento: | 10-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | TEIXEIRA, Tatiane. Desempenho das universidades da américa latina no ranking Times Higher Education (THE) 2024: influência das publicações e das variáveis socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | O objetivo da tese é analisar a relação entre a posição no ranking Times Higher Education (THE) 2024 das universidades da América Latina, as variáveis socioeconômicas e as publicações. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica abrangente, incluindo revisão de literatura para identificar os indicadores relacionados aos rankings universitários e mapeamento das variáveis socioeconômicas estudadas juntamente com rankings universitários, realizada coleta de dados sobre as universidades latino-americanas listadas no ranking THE 2024, e análise de dados sobre impacto científico extraídos da base Scopus, como número de documentos, número de artigos científicos, número de autores e número de citações. As variáveis socioeconômicas foram coletadas em fontes internacionais, e os dados foram analisados estatisticamente por meio do software SPSS, utilizando testes de normalidade, estatísticas descritivas e análises de correlação. Os principais resultados mostram que há correlação fraca, da maioria das variáveis socioeconômicas estudadas nesta tese, com a posição no ranking THE 2024. Identificada correlação moderada da população (-,536), da proporção de lugares ocupados por mulheres nos parlamentos nacionais (,480) e do PIB (-,457), com a posição no ranking THE 2024 das universidades da América Latina. E na análise das universidades que encontramse no topo do ranking THE 2024, Identificada somente correlações fracas, destacando -se Taxa de desemprego (-,211) e Proporção de lugares ocupados por mulheres nos parlamentos nacionais (-,206). A análise dos dados de publicações acadêmicas e citações demonstram contribuir significativamente para a performance das universidades, quando comparadas as universidades da América Latina com as universidades que estão no topo do ranking THE 2024, destacando 320.429 documentos na Universidade de São Paulo e 702.935 documentos na Universidade de Harvard. Sobre o número de autores, evidenciou-se que mesmo a Universidade de São Paulo, possuindo mais autores (112.094) que a Universidade de Oxford (37.922), isso não reflete na melhor posição no ranking THE. Referente ao número de artigos, a Universidade de São Paulo apresentou 253.992 artigos, enquanto a Universidade de Harvard possui 518.790 artigos, sem limite temporal. Quanto ao número de citações, a Universidade de São Paulo apresentou 10.399 citações no artigo mais citado, e a Universidade de Oxford demonstra 28.066 citações no artigo mais citado. As conclusões indicam que as variáveis socioeconômicas não possuem uma forte correlação com o desempenho das universidades no ranking THE (2024), identificado somente correlações moderadas e fracas. Evidenciou-se a relevância das publicações acadêmicas e do número de citações como fatores determinantes para o desempenho no ranking. Este estudo também propõe uma lista de direções para pesquisas futuras, visando o aprofundamento e a ampliação da compreensão sobre o tema. |
Abstract: | The aim of this thesis is to analyze the relationship between the position in the Times Higher Education (THE) 2024 ranking of Latin American universities, socioeconomic variables, and publications. The research used a comprehensive methodological approach, including a literature review to identify indicators related to university rankings and mapping of the socioeconomic variables studied together with university rankings, data collection on Latin American universities listed in the THE 2024 ranking, and analysis of data on scientific impact extracted from the Scopus database, such as number of documents, number of scientific articles, number of authors, and number of citations. The socioeconomic variables were collected from international sources, and the data were statistically analyzed using SPSS software, using normality tests, descriptive statistics, and correlation analyses. The main results show that there is a weak correlation between most of the socioeconomic variables studied in this thesis and the position in the THE 2024 ranking. A moderate correlation was identified between the population (-.536), the proportion of seats occupied by women in national parliaments (.480) and GDP (-.457) and the position in the THE 2024 ranking of Latin American universities. And in the analysis of the universities that are at the top of the THE 2024 ranking, only weak correlations were identified, highlighting the unemployment rate (-.211) and the proportion of seats occupied by women in national parliaments (-.206). The analysis of data from academic publications and citations demonstrates that they contribute significantly to the performance of universities, when comparing Latin American universities with the universities that are at the top of the THE 2024 ranking, highlighting 320,429 documents at the University of São Paulo and 702,935 documents at Harvard University. Regarding the number of authors, it was evident that even though the University of São Paulo has more authors (112,094) than the University of Oxford (37,922), this does not reflect a better position in the THE ranking. Regarding the number of articles, the University of São Paulo presented 253,992 articles, while Harvard University has 518,790 articles, with no time limit. Regarding the number of citations, the University of São Paulo presented 10,399 citations in the most cited article, and the University of Oxford demonstrated 28,066 citations in the most cited article. The conclusions indicate that socioeconomic variables do not have a strong correlation with the performance of universities in the THE ranking (2024), identifying only moderate and weak correlations. The relevance of academic publications and the number of citations as determining factors for performance in the ranking was highlighted. This study also proposes a list of directions for future research, aiming to deepen and broaden the understanding of the topic. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36043 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
universidadethevariaveissocioeconomicaspublicacoes.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons