Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36039
Título: Imagens para a educação CTS: uma proposta para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Images for STS education: a proposal for science teaching
Autor(es): Laurindo, Anderson Pedro
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Imagens na educação
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ensino
Ciência - Estudo e ensino
Pictures in education
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Teaching
Science - Study and teaching
Data do documento: 13-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LAURINDO, Anderson Pedro. Imagens para a educação CTS: uma proposta para o ensino de ciências. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A cada ano observamos a ampliação de propostas de projetos e conteúdos com Educação CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) em sala de aula. Reis e Galvão (2005), Freitas et al. (2006) defendem que a não inclusão de temas controversos no Ensino de Ciências pode de alguma forma acabar por contribuir para uma transmissão de ideias distorcidas que normalmente descrevem a ciência como não controversa ou neutra. Apesar do uso de imagens no Ensino Ciências Naturais (Biologia, Química e Física), observamos que nestas áreas são realizados poucos estudos sobre imagem, e isso se expressa na falta de formação sobre o tema na graduação. Observamos, assim, dificuldades em relação ao uso de imagens devido falta de estudos, pesquisas e metodologias que contribuam para a formação do pesquisador e professor sobre imagens. Essa dificuldade em relação à leitura/análise de imagens foi observada no decorrer de disciplinas ministradas pelos orientadores nos Programas de PósGraduação e as que participei enquanto aluno, no que se refere a imagem. E questionamos: De que forma os estudos e pesquisas no campo teórico sobre a temática Imagem, em especial, relacionados a Educação CTS, podem contribuir com referenciais teóricos-metodológicos para a área de Ensino? Para responder essa questão elencamos como objetivo geral, investigar como os estudos e pesquisas no campo teórico sobre a temática Imagem, numa perspectiva da Educação CTS, podem contribuir com a construção de referenciais teóricos-metodológicos para a área de Ensino. A tese que defendemos é de que a aproximação dos estudos sobre a temática Imagem, voltados para a Educação CTS, contribuem para ampliar referenciais teóricos-metodológicos para a área de Ensino. A pesquisa foi elaborada no formato Multipaper, e está organizada em seis capítulos. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Cada capítulo terá uma metodologia específica. Além da introdução, temos mais cinco capítulos que compõem a tese. No Capítulo Dois reconhecemos as temáticas e o histórico de CTS. No Capítulo Três interpretamos referenciais teóricos sobre análise de imagem, bem como a Análise de Imagem Interdisciplinar com Enfoque CTS. No Capítulo Quatro demonstramos o uso de imagens com Enfoque CTS por discentes e docentes na área de Ensino. No Capítulo Cinco apresentamos o passo a passo do Curso Imagem com Enfoque CTS e a Formação de Professores, que oportunizou momentos de estudo e discussão sobre análise de imagem. Por fim, no Capítulo Seis produzimos o material didático sobre Estudo de Imagem Interdisciplinar para a Educação CTS. Acreditamos que a nossa tese defendida de que a aproximação entre estudos sobre Imagem para a Educação CTS contribui para ampliar referenciais teóricos para a área de Ensino, se concretizou ao longo da pesquisa, de maneira construir nova metodologia para trabalhar com CTS dentro do campo da Educação utilizando de imagens fixas dentro e fora de sala de aula.
Abstract: Each year we see an increase in the number of proposals for projects and content with STS (Science, Technology, Society) Education in the classroom. Reis and Galvão (2005), Freitas et al. (2006) argue that the non-inclusion of controversial topics in Science Education may somehow end up contributing to the transmission of distorted ideas that normally describe science as non-controversial or neutral. Despite the use of images in Natural Sciences Education (Biology, Chemistry and Physics), we observe that few studies on images are carried out in these areas, and this is expressed in the lack of training on the subject in undergraduate courses. Thus, we observe difficulties in relation to the use of images due to the lack of studies, research and methodologies that contribute to the training of researchers and teachers on images. This difficulty in relation to the reading/analysis of images was observed during courses taught by advisors in Postgraduate Programs and those that I participated in as a student, with regard to images. And we ask: How can studies and research in the theoretical field on the theme of Image, especially related to STS Education, contribute to theoretical-methodological references for the area of Education? To answer this question, we have listed as a general objective, to investigate how studies and research in the theoretical field on the theme of Image, from the perspective of STS Education, can contribute to the construction of theoretical-methodological references for the area of Education. The thesis we defend is that the approximation of studies on the theme of Image, focused on STS Education, contributes to expanding theoreticalmethodological references for the area of Education. The research was prepared in the Multipaper format, and is organized into six chapters. This research is qualitative in nature. Each chapter will have a specific methodology. In addition to the introduction, we have five more chapters that make up the thesis. In Chapter Two, we recognize the themes and history of STS. In Chapter Three, we interpret theoretical references on image analysis, as well as Interdisciplinary Image Analysis with a STS Focus. In Chapter Four, we demonstrate the use of images with a STS Focus by students and teachers in the area of Education. In Chapter Five, we present the step-by-step process of the Image with a STS Focus and Teacher Training Course, which provided opportunities for study and discussion on image analysis. Finally, in Chapter Six, we produce the teaching material on Interdisciplinary Image Study for STS Education. We believe that our thesis that the approximation between studies on Image for STS Education contributes to expanding theoretical references for the area of Education was realized throughout the research, in order to build a new methodology for working with STS within the field of Education using still images inside and outside the classroom.
Descrição: Acompanha produção técnica: O uso de Leitura de Imagem Interdisciplinar para a Educação CTS (LICTS): trabalhando com imagens fixas e figurativas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36039
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imagenseducacaoctsproposta.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
imagenseducacaoctsproposta_produto.pdf13,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons