Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Thais Nagaoka Pagotto-
dc.date.accessioned2025-02-25T13:06:48Z-
dc.date.available2025-02-25T13:06:48Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Thais Nagaoka Pagotto. Uma nova proposta de empreendendorismo para o novo ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36038-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Uma Sequência Didática – Empreendedorismo no Ensino Médio: atendendo as Expectativas do Mercado”pt_BR
dc.description.abstractThe present investigation seeks to reflect on the appropriate methodology for the introduction of entrepreneurship in the high school curriculum with a focus on sustainable human, social and economic development. In this perspective, it analyzes some theoretical assumptions on the subject, validated through the implementation of a pilot test of entrepreneurial education in a school located in the north of Paraná It is qualitative research, aiming to identify and describe the possibilities of including entrepreneurial education in high school. It was guided by the methodology of entrepreneurial pedagogy, in line with ideals of conception of high school integrated to professional education in the integrated formation of the human being, socially divided by work between the action of executing and the action of directing, thinking, or planning. The data from the exploratory research with high school students showed that Entrepreneurship is present in the projects raised by them in the working groups. In conclusion, this article hopes to show that there is an untapped potential in the market for future entrepreneurial businesses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectCurriculum planningpt_BR
dc.titleUma nova proposta de empreendendorismo para o novo ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA new proposal of entrepreneurship for the new high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente investigação busca refletir sobre a metodologia adequada para a introdução do empreendedorismo no currículo escolar do ensino médio com o foco no desenvolvimento sustentável humano, social e econômico. Nessa perspectiva, analisa alguns pressupostos teóricos sobre o assunto, validados através de implementação de teste-piloto de educação empreendedora numa escola localizada no norte do Paraná. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, visando identificar e descrever as possibilidades de inclusão da educação empreendedora no ensino médio. A metodologia utilizada para a pesquisa bibliográfica foi a qualitativa, começando por um levantamento bibliográfico no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; posteriormente, nos anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), presentes no site, envolvendo os anos de 2019 a 2023. Orientou-se pela metodologia da pedagogia empreendedora, em consonância com ideais de concepção de ensino médio integrado à educação profissional na formação integrada do ser humano, dividido socialmente pelo trabalho entre a ação de executar e a ação de dirigir, pensar ou planejar. Os dados da pesquisa exploratória com os alunos do ensino médio mostraram que o empreendedorismo está presente nos projetos levantados por eles nos grupos de trabalho. Finalizando, espera-se demonstrar que existe um potencial ainda inexplorado no mercado para futuros negócios de empreendedorismo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432054966397841pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Ashtiani, Alireza Mohebi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Rogerio Mendonça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290091048934397pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
novapropostaempreendedorismoensino.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
novapropostaempreendedorismo_produto.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons