Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36038
Título: | Uma nova proposta de empreendendorismo para o novo ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A new proposal of entrepreneurship for the new high school |
Autor(es): | Pinheiro, Thais Nagaoka Pagotto |
Orientador(es): | Sturion, Leonardo |
Palavras-chave: | Educação - Estudo e ensino Empreendedorismo Ensino - Metodologia Currículos - Planejamento Education - Study and teaching Entrepreneurship Teaching - Methodology Curriculum planning |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | PINHEIRO, Thais Nagaoka Pagotto. Uma nova proposta de empreendendorismo para o novo ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | A presente investigação busca refletir sobre a metodologia adequada para a introdução do empreendedorismo no currículo escolar do ensino médio com o foco no desenvolvimento sustentável humano, social e econômico. Nessa perspectiva, analisa alguns pressupostos teóricos sobre o assunto, validados através de implementação de teste-piloto de educação empreendedora numa escola localizada no norte do Paraná. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, visando identificar e descrever as possibilidades de inclusão da educação empreendedora no ensino médio. A metodologia utilizada para a pesquisa bibliográfica foi a qualitativa, começando por um levantamento bibliográfico no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; posteriormente, nos anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), presentes no site, envolvendo os anos de 2019 a 2023. Orientou-se pela metodologia da pedagogia empreendedora, em consonância com ideais de concepção de ensino médio integrado à educação profissional na formação integrada do ser humano, dividido socialmente pelo trabalho entre a ação de executar e a ação de dirigir, pensar ou planejar. Os dados da pesquisa exploratória com os alunos do ensino médio mostraram que o empreendedorismo está presente nos projetos levantados por eles nos grupos de trabalho. Finalizando, espera-se demonstrar que existe um potencial ainda inexplorado no mercado para futuros negócios de empreendedorismo. |
Abstract: | The present investigation seeks to reflect on the appropriate methodology for the introduction of entrepreneurship in the high school curriculum with a focus on sustainable human, social and economic development. In this perspective, it analyzes some theoretical assumptions on the subject, validated through the implementation of a pilot test of entrepreneurial education in a school located in the north of Paraná It is qualitative research, aiming to identify and describe the possibilities of including entrepreneurial education in high school. It was guided by the methodology of entrepreneurial pedagogy, in line with ideals of conception of high school integrated to professional education in the integrated formation of the human being, socially divided by work between the action of executing and the action of directing, thinking, or planning. The data from the exploratory research with high school students showed that Entrepreneurship is present in the projects raised by them in the working groups. In conclusion, this article hopes to show that there is an untapped potential in the market for future entrepreneurial businesses. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Uma Sequência Didática – Empreendedorismo no Ensino Médio: atendendo as Expectativas do Mercado” |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36038 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
novapropostaempreendedorismoensino.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
novapropostaempreendedorismo_produto.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons