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Título: Retificador Boost Interleaved com correção do fator de potência para um carregador de baterias de um veículo elétrico Fórmula SAE
Título(s) alternativo(s): Boost Interleaved rectifier with power factor correction for a Formula SAE electric vehicle battery charger
Autor(es): Batista, Daniel Souza
Orientador(es): Font, Carlos Henrique Illa
Palavras-chave: Retificador
Baterias elétricas
Fator de potência
Rectifier
Electric batteries
Electric power factor
Data do documento: 30-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BATISTA, Daniel Souza. Retificador Boost Interleaved com correção do fator de potência para um carregador de baterias de um veículo elétrico Fórmula SAE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Sistemas dependentes de baterias vêm cada vez mais se tornando presentes no cotidiano das pessoas através de inúmeras aplicações, tais como em veículos elétricos e em sistemas de armazenamento de energia para fontes renováveis. Tipicamente, os carregadores de baterias são compostos por dois estágios de conversão de energia, a saber: estágio de conversão CA-CC e estágio de conversão CC-CC. Esse trabalho tem como objetivo estudar o primeiro estágio de conversão de um carregador de baterias, sendo este implementado por um retificador Boost Interleaved com correção de fator de potência. Com correção do fator de potência, o carregador de baterias proporciona elevada qualidade de energia para a rede elétrica, mitigando o problema da distorção harmônica presente nos tradicionais retificadores a diodos. São apresentados estudos para o dimensionamento dos estágios de potência e de controle do retificador. Por fim, são apresentados resultados de simulação numérica considerando um retificador operando no modo de condução contínuo e com as seguintes especificações de projeto: tensão de entrada de 220 V, frequência da tensão de entrada de 60 Hz, tensão de saída de 400 V, potência de 5 kW e frequência de comutação de 50 kHz.
Abstract: Battery-dependent systems are increasingly becoming present in people's daily lives through numerous applications, such as electric vehicles and energy storage systems for renewable sources. Typically, battery chargers are composed of two energy conversion stages, namely: the AC-DC conversion stage and the DC-DC conversion stage. This work aims to study the first stage of conversion of a battery charger, which is implemented by a Boost Interleaved rectifier with power factor correction. With Power factor correction, the battery charger provides high energy quality to the power grid, mitigating the problem of harmonic distortion present in traditional diode bridge rectifiers. Theoretical studies are presented for dimensioning the power and control stages of the rectifier. Finally, numerical simulation results are presented considering a rectifier operating in continuous conduction mode and with the following design specifications: input voltage of 220 V, input voltage frequency of 60 Hz, output voltage of 400 V, rated power of 5 kW, and switching frequency of 50 kHz.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36034
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