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dc.creatorRibeiro, Tamara Liz Schwab-
dc.date.accessioned2025-02-24T13:31:08Z-
dc.date.available2025-02-24T13:31:08Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tamara Liz Schwab. Método de avaliação de jogos sérios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36023-
dc.description.abstractSerious games are games that have educational purposes along with entertainment. These games are applied in different areas such as training, simulations, and education. In the school environment, they stimulate students' interest in learning and assist teachers to offer the content in a ludic manner. To evaluate these games in education, there are methods for evaluating serious games to verify their effectiveness and the benefits that the use of these games provides. Thus, throughout this research, a new evaluation method for serious games was developed and applied, the SEGEM – Serious Game Evaluation Method. This method was elaborated from other existing methods in the literature through dimensions that should be observed in serious games. A problem found in the literature is that the evaluation methodologies for serious games lack a standardized development and assessment approach. Hence, SEGEM was developed to be used as a game evaluation standard using the presented questionnaires, as well as a step by step for the development of other methods. After developing SEGEM, it was possible to adapt and apply it in the classroom of a regional school that includes students with Intellectual Disability. The case study was carried out with the developers of a serious game called “Dominó Monetário”, with the teachers of the class from the school concerned, and with the students who used the game. From the answers collected, it was possible to calculate the reliability of the questionnaires using the Cronbach's Alpha estimative. The development of SEGEM brings contributions to the literature as it presents a standardization of development of serious games evaluation methods, in addition to exemplifying how it can be adapted according to the public that uses it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação tecnológicapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTechnology assessmentpt_BR
dc.titleMétodo de avaliação de jogos sériospt_BR
dc.title.alternativeSerious game evaluation methodpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoJogos sérios são jogos que possuem objetivos educacionais juntamente com o entretenimento. Esses jogos são aplicados em diversas áreas para treinamento, simulações e educação. No ambiente escolar estimulam o interesse dos alunos na aprendizagem e auxiliam os professores a apresentar o conteúdo de forma lúdica. Para avaliação desses jogos na educação, existem métodos de avaliação de jogos sérios a fim de verificar a eficácia e benefícios que a utilização desses jogos proporciona. Dessa forma, ao longo dessa pesquisa foi desenvolvido e aplicado um novo método de avaliação de jogos sérios, o SEGEM – Serious Game Evaluation Method. Esse método foi elaborado a partir de outros métodos existentes na literatura por meio de dimensões que devem ser observadas em jogos sérios. Um problema encontrado na literatura é que as metodologias de avaliação de jogos sérios não possuem um padrão de desenvolvimento e avaliação, logo o SEGEM foi desenvolvido para ser utilizado como um padrão de avaliação de jogos utilizando os questionários apresentados, bem como um passo a passo para desenvolvimento de outros métodos. Após desenvolvimento do SEGEM foi possível adaptá-lo e aplica-lo em sala de aula de uma escola da região que abrange estudantes com Deficiência Intelectual. O estudo de caso foi realizado com os desenvolvedores de um jogo sério denominado Dominó Monetário, com os professores da turma da escola em questão, e com os alunos que utilizaram o jogo. Com as respostas coletadas foi possível calcular a confiabilidade dos questionários utilizando a estimativa do Alfa de Cronbach. O desenvolvimento do SEGEM traz contribuições para a literatura visto que apresenta uma padronização de desenvolvimento de métodos de avaliação para jogos sérios além de exemplificar como pode ser adaptado de acordo com o público que o utiliza.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee2Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
dc.contributor.referee3Matos, Simone Nasser-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciência de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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