Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36004
Título: | A formação científica e humanística do professor de física: possibilidade de ação comunicativa e atos-limites na construção colaborativa do estágio curricular supervisionado |
Título(s) alternativo(s): | The scientific and humanistic training of physics teachers: possibility of communicative action and limit-acts in the collaborative construction of supervised curricular internship |
Autor(es): | Andrade, Dayane Rejane Dorneles |
Orientador(es): | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
Palavras-chave: | Professores - Formação Educação humanística Física - Estudo e ensino Tecnologia - Aspectos sociais Didática Habermas, Jürgen, 1929- Freire, Paulo, 1921-1997 Teachers, Training of Education, Humanistic Physics - Study and teaching Technology - Social aspects Didatics |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ANDRADE, Dayane Rejane Dorneles. A formação científica e humanística do professor de física: possibilidade de ação comunicativa e atos-limites na construção colaborativa do estágio curricular supervisionado. 2025. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | A superação das tradições sedimentadas de carácter técnico e instrumental no processo de Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de Licenciatura no Brasil torna-se necessária para o desenvolvimento do pensamento crítico em torno de um sistema educacional sufocado pelas avarias do capitalismo. Ao priorizar a interação dialógica, a cooperação e a construção conjunta de saberes, o estágio supervisionado pode formar professores de Física mais preparados para uma educação que articule o conhecimento científico educacional com uma perspectiva humanística. Sendo assim, objetivamos compreender um processo de formação de futuros professores de física baseado na perspectiva da investigação-ação e da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade que transcorreu em uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, à luz da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e da Educação Dialógico Libertadora, de Paulo Freire. Fundamenta-se na Ação Comunicativa concebida na Teoria Social Crítica de Jürgen Habermas articulados com a Ação Dialógica de Paulo Freire. Com base nos principais referenciais da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente nas propostas teóricas da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas e de ação dialógica de Paulo Freire, foi possível delinear um cenário de crise de racionalidade na formação de licenciatura em física no Brasil. Atrela-se a essas teorias a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade com o intuito de contemplar aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos ao processo educativo e formativo dos futuros professores de Física. A investigação-ação educacional é tomada como concepção de pesquisa sob a égide do pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio do registro de observações diretas e gravações de áudio dos encontros na universidade e de levantamento de documentos – planejamentos didáticos dos licenciandos e relatórios finais. Os encontros na universidade foram gravados, transcritos e analisados à luz do dispositivo de análise habermasiana. Os resultados indicam que a Educação CTS e a investigação-ação educacional revelam uma consonância teórica, promovendo uma reflexão crítica sobre a prática educativa e o contexto social. Sob a perspectiva da teoria habermasiana, a investigação-ação se mostra extremamente eficaz no enfrentamento de questões sociocientíficas contemporâneas, enfatizando a abordagem racional da prática docente como um ato essencial para que a reflexão e a autorreflexão promovam mudanças no ensino de Física. Ressalta-se que a análise habermasiana vai além de uma abordagem metodológica descritiva, pois se concentra nas relações sociais, no diálogo e na comunicação, explorando como esses elementos podem moldar e transformar a sociedade. Assim, a proposta de formação aqui apresentada se integra a um projeto mais amplo de transformação da prática docente, que valoriza uma educação capaz de promover tanto o desenvolvimento de competências técnicas quanto a formação integral de educadores e educandos, comprometendo-se com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos podem desenvolver seu potencial. |
Abstract: | Overcoming the established traditions of a technical and instrumental nature in the Supervised Curricular Internship process of undergraduate courses in Brazil is necessary for the development of critical thinking in an educational system suffocated by the failures of capitalism. By prioritizing dialogic interaction, cooperation and the joint construction of knowledge, the supervised internship can train Physics teachers who are better prepared for an education that articulates scientific knowledge with a humanistic perspective. Therefore, we aim to understand a process of training future Physics teachers based on the perspective of action-research and Science, Technology and Society Education that took place in a Supervised Curricular Internship discipline, in light of Jürgen Habermas’ Theory of Communicative Action and Paulo Freire’s Dialogical Liberating Education. It is based on Communicative Action conceived in Jürgen Habermas’ Critical Social Theory articulated with Paulo Freire’s Dialogical Action. Based on the main references of the Critical Theory of Society, especially on the theoretical proposals of Jürgen Habermas’ Theory of Communicative Action and Paulo Freire’s dialogic action, it was possible to outline a scenario of crisis of rationality in the formation of undergraduate physics courses in Brazil. Science, Technology and Society Education is linked to these theories with the aim of contemplating theoretical, methodological and epistemological aspects of the educational and formative process of future Physics teachers. Educational action research is taken as a research concept under the aegis of the thought of Paulo Freire and Jürgen Habermas. The data were collected through direct observations and audio recordings of meetings at the university and through document collection – undergraduate students’ teaching plans and final reports. The meetings at the university were recorded, transcribed and analyzed in light of the Habermasian analysis device. The results indicate that STS Education and educational action-research reveal a theoretical consonance, promoting a critical reflection on educational practice and the social context. From the perspective of Habermasian theory, action-research has proven to be extremely effective in addressing contemporary sócio-scientific issues, emphasizing the rational approach to teaching practice as an essential act for reflection and self-reflection to promote changes in Physics teaching. It is worth noting that Habermasian analysis goes beyond a descriptive methodological approach, as it focuses on social relations, dialogue and communication, exploring how these elements can shape and transform society. Thus, the training proposal presented here is part of a broader project to transform teaching practices, which values an education capable of promoting both the development of technical skills and the comprehensive training of educators and students, committing to the construction of a more just and equitable society, where everyone can develop their potential. |
Descrição: | Acompanha: Plataforma integra |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36004 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
formacaocientificahumanisticafisica.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
formacaocientificahumanisticafisica_produto.pdf | 988,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons