Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35989
Título: | Estudo de uma proposta para o ensino do sistema solar nos anos finais do ensino fundamental a partir da teoria da aprendizagem significativa e da abordagem steam |
Título(s) alternativo(s): | Study of a proposal for teaching the solar system in the final years of elementary school based on the theory of meaningful learning and the steam approach |
Autor(es): | Reinisz, Ivana Kelly Cintra |
Orientador(es): | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino Sistema solar Ensino fundamental Astronomy - Study and teaching Solar system |
Data do documento: | 19-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | REINISZ, Ivana Kelly Cintra. Estudo de uma proposta para o ensino do sistema solar nos anos finais do ensino fundamental a partir da teoria da aprendizagem significativa e da abordagem steam. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024. |
Resumo: | Este estudo dedicou-se a avaliar o potencial pedagógico de uma proposta de ensino do Sistema Solar, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e na abordagem STEAM (do Inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada localizada na região Centro-Oeste do estado do Paraná. Com o intuito de alcançar tal propósito, delineou-se o seguinte conjunto de objetivos específicos: realizar uma análise abrangente da produção acadêmica concernente ao Ensino de Astronomia e à Teoria da Aprendizagem Significativa, a fim de fundamentar teoricamente a proposta de ensino; desenvolver uma proposta de ensino envolvendo o tema <Sistema Solar= que seja potencialmente significativa para os estudantes, explorando abordagens interdisciplinares e práticas pedagógicas inovadoras; identificar conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do Sistema Solar, por meio da identificação de subsunçores, com o intuito de adaptar o ensino às necessidades e níveis de compreensão dos estudantes; analisar os mapas mentais produzidos pelos estudantes ao término da implementação da proposta de ensino, a fim de avaliar a assimilação dos conteúdos. O trabalho está alicerçado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, e, para constituição do corpus, foram utilizados questionários, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados evidenciaram o interesse dos estudantes pelo assunto trabalhado na proposta, bem como um entusiasmo para realizar as atividades propostas. Verificou-se ainda que ao final da implementação da proposta de ensino os estudantes conseguiram estabelecer relações importantes acerca do Sistema Solar envolvendo a noção de força gravitacional, evidenciando indícios de uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | This study aimed to evaluate the pedagogical potential of a teaching proposal for the Solar System, based on the Theory of Meaningful Learning (TAS) and the STEAM approach (English, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), in a 9th grade class of a private institution located in the CentralWest region of the state of Paraná. In order to achieve this purpose, the following set of specific objectives were outlined: to carry out a comprehensive analysis of the academic production concerning the Teaching of Astronomy and the Theory of Meaningful Learning, in order to theoretically support the teaching proposal; to develop a teaching proposal involving the theme <Solar System= that is potentially meaningful to students, exploring interdisciplinary approaches and innovative pedagogical practices; to identify students' prior knowledge about the Solar System, through the identification of subsumers, in order to adapt the teaching to the needs and levels of understanding of students; to analyze the mental maps produced by the students at the end of the implementation of the teaching proposal, in order to assess the assimilation of the contents. The work is based on the theoretical assumptions of descriptive qualitative research, and questionnaires, mental maps and the researcher's field diary were used to constitute the corpus. The results showed the students' interest in the subject worked on in the proposal, as well as an enthusiasm for carrying out the proposed activities. It was also found that at the end of the implementation of the teaching proposal, the students were able to establish important relationships about the Solar System involving the notion of gravitational force, showing signs of meaningful learning. |
Descrição: | Acompanha: O sistema solar nos anos finais do ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35989 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudopropostaensino_produto.pdf | 550,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
estudopropostaensino.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons