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Título: Revisão e reescrita: contribuições da correção textual-interativa em textos estilo ENEM
Título(s) alternativo(s): Review and rewriting: contributions of textual correction-interactive in ENEM style texts
Autor(es): Boucinhas, Aline Mendonça Silva
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Comunicação escrita
Contexto (Linguística)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Composição e exercícios
Tecnologia
Análise linguística
Written communication
Contexto (Linguística)
Portuguese language - Study and teaching
Portuguese language - Composition and exercises
Technology
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 27-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BOUCINHAS, Aline Mendonça Silva. Revisão e reescrita: contribuições da correção textual-interativa em textos estilo ENEM. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: O processo de escrita é fundamental para desenvolver a consciência textual- -discursiva no aluno, cujo enfoque do produto para o processo de escrita mudou ao se integrar a análise linguística no ensino de Português, pois ela contempla a reescrita dos textos (Geraldi, 2010). Nesse percurso, surgiram algumas práticas pedagógicas a fim de incentivar e aperfeiçoar a competência linguística dos alunos, como a correção de textos, mas uma correção que abarcasse problemas macroestruturais, ou seja, de produção, designado neste estudo de correção textual-interativa (Ruiz, 2022). Considerando a correção textual-interativa como instrumento de intervenção que orienta e direciona a revisão e reescrita por parte do aluno, este estudo, portanto, tem por objetivo descrever de que modo a correção textual-interativa é assimilada pelos estudantes nesse processo. A presente pesquisa apresenta as concepções de avaliação, correção e revisão, que por vezes são dadas como sinônimas, mas que também apresentam as suas especificidades como práticas norteadoras para o desenvolvimento e planejamento do processo de escrita (Castillo Arredondo & Diago, 2009; Carvalho, 2018; Luckesi, 2011; Teixeira, 2016; Menegassi & Gasparotto, 2016; Antunes, 2007; Garcez, 2010; Serafini, 2001; Ruiz, 2022). Assim, traçamos uma jornada que começa pela concepção tecnológica da escrita, reforçando seu papel crucial para a civilização, em que, por atender a critérios específicos, é um domínio tecnológico, capaz de contribuir com a formação do indivíduo e com todo o progresso social. O estudo traz também um apanhado sobre o ensino de português na escola, apresentando concepções e estudos que coloque a produção textual com uma esfera importante no âmbito do ensino de língua, apresentando as mudanças que têm ocorrido nas salas de aula à luz de novos estudos na área da linguística e práticas pedagógicas. Para, então, nos concentrarmos em um gênero específico, que é a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), importante exame para o ingresso ao nível superior no Brasil. Desse modo, buscamos apresentar aspectos concernentes aos critérios que são avaliados na redação, destacando a Competência II, que compõe o recorte desta pesquisa, isso para que se pudesse apontar, comparar, analisar e expor o quanto os estudantes apresentam de equívocos textuais, e o quanto os corretores percebem esses desvios e, a partir disso, se uma correção textualinterativa consegue promover a análise e a reflexão de seu próprio discurso por parte do aluno. Observamos que abordagem dos corretores seguiu como uma orientação, permitindo que o aluno fosse o autor de seu texto e, principalmente, se reconhecesse como tal, o que deu liberdade para que os alunos não se limitassem às correções apontadas pelo corretor, mas que promovessem um ponto de partida para reflexões. Isto é, a assertividade dessa mediação docente está em direcionar e desenvolver a consciência textual-discursiva no aluno.
Abstract: The writing process is fundamental to developing textual-discursive awareness in the student, whose focus from the product to the writing process changed when linguistic analysis was integrated into the teaching of Portuguese, as it includes the rewriting of texts (Geraldi, 2010). Along this path, some pedagogical practices emerged in order to encourage and improve students’ linguistic competence, such as text correction, but a correction that encompassed macrostructural problems, that is, production, designated in this study as textual-interactive correction (Ruiz, 2022). Considering textualinteractive correction as an intervention instrument that guides and directs revision and rewriting by the student, this study, therefore, aims to describe how textual-interactive correction is assimilated by students in this process. This research presents the concepts of evaluation, correction and review, which are sometimes considered synonymous, but which also present their specificities as guiding practices for the development and planning of the writing process (fer). Thus, we trace a journey that begins with the technological conception of writing, reinforcing its crucial role for civilization, in which, by meeting specific criteria, it is a technological domain, capable of contributing to the formation of the individual and to all social progress. The study also provides an overview of the teaching of Portuguese at school, presenting concepts and studies that place textual production as an important sphere within the scope of language teaching, presenting the changes that have occurred in classrooms in the light of new studies in area of linguistics and pedagogical practices. To then focus on a specific genre, which is the essay for the Enem (National High School Exam), an important exam for entry to higher education in Brazil. Thereby, we seek to present aspects concerning the criteria that are evaluated in the essay, highlighting Competence II, which makes up the scope of this research, só that it could be pointed out, compared, analyzed and exposed how much students present textual misconception, and how much the correctors perceive these deviations and, based on this, whether a textual-interactive correction can promote the analysis and reflection of their own speech on the part of the student. We observed that the correctors’ approach follows a guideline, allowing the student to be the author of their text and, mainly, to recognize themselves as such, which gave students the freedom to not limit themselves to the corrections pointed out by the corrector, but to promote a starting point for reflections. That is, the assertiveness of this teaching mediation lies in directing and developing textual-discursive awareness in the student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35986
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

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