Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35985
Título: Teatro como ferramenta para qualificar o processo de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Theater as a tool to qualify the teaching-learning process
Autor(es): Perez, Mariane Yukari Takenobu
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Conhecimento e aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Knowledge and learning
Data do documento: 23-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREZ, Mariane Yukari Takenobu. Teatro como ferramenta para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de investigação a relação da Educação com a Arte, mais específico com a linguagem do Teatro. Classifica-se como um artigo de opinião, em que se utiliza o ponto de vista do autor como impulsionador e que permeia a escrita deste trabalho. Os referenciais teóricos fundamentam-se principalmente em autores da Sociologia da Infância, da Educação e da Arte. Este projeto se justifica pela busca de novos horizontes em estudos que podem trazer luz ao processo de ensino-aprendizagem, ou seja, para atores, não atores, crianças e toda a sociedade no meio escolar, com a junção das duas áreas do conhecimento – Teatro e Educação. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e bibliográfica, para correlacionar a teoria com a prática. Cita-se o sistema Soka de Ensino, que direciona as ações para realização de mudanças pessoais necessárias para o melhor desempenho de cada aluno no processo ensino-aprendizagem. Cita-se Viola Spolin como principal intersecção da Educação e do Teatro, trazendo o valor dos jogos teatrais para a sala de aula.
Abstract: This Final Paper's main study is the relationship between Education and Art, more specifically with Theater's language. It is classified as an opinion article, in which the author's point of view is used as a driver and which permeates the writing of this work. The theoretical references are mainly based on childhood sociology and Art authors. This project is justified by the search for new horizons in studies that can bring light to the teaching-learning process, that is, for actors, non-actors, children and the whole society in the learning environment, with the combination of the two areas of knowledge - Theater and Education. The methodology used is exploratory research, of a qualitative and bibliographic nature, to correlate theory with practice. The Soka school system is cited, which directs actions to make the personal changes necessary for each student to perform better in the teaching-learning process. Viola Spolin is cited as the main intersection of Education and Theater, bringing the value of theatrical games to the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35985
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teatroferramentaensino.pdf429,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons