Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35984
Título: Leitura e escrita no ensino fundamental: uma proposta de sequência didática com a utilização do gênero textual e-mail
Título(s) alternativo(s): Reading and writing in elementary school: a proposal for a teaching sequence using the e-mail textual genre
Autor(es): Rocha, Juliane da
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Learning
Data do documento: 23-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROCHA, Juliane da. Leitura e escrita no Ensino Fundamental: uma proposta de sequência didática com a utilização do gênero textual e-mail. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso se propôs a analisar a utilização de sequências didáticas como metodologia de ensino com foco na leitura e escrita nos anos iniciais do fundamental I. Na primeira parte apresentamos a revisão bibliográfica, conceitos relacionados à leitura e escrita no ensino fundamental, a partir da utilização de sequências didáticas, trazendo a visão nos documentos curriculares nacionais e seu uso em sala de aula. Em seguida, desenvolvemos a elaboração e aplicação de uma sequência didática utilizando o gênero textual e-mail em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental I, de acordo com o plano de aula quinzenal proposto pela Secretaria da Educação no Município de Foz do Iguaçu, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita, buscando integrar os conteúdos abordados na sala de aula com o cotidiano de cada aluno para torná-lo um ambiente que facilita e torna atrativo o ensino. Após a aplicação das atividades, foram alcançadas habilidades e capacidades que se esperam dessa etapa de alfabetização, os alunos compreenderam o gênero textual, sua estrutura, público-alvo e função social, aprenderam a diferenciar linguagem formal e informal, assim como oral e escrita, utilizando acordo com a intenção de comunicação, manusearam tecnologias digitais, realizaram escritas, reescritas, planejamento e produção de textos, além de praticarem leitura individual e coletiva de textos.
Abstract: This course conclusion work aimed to analyze the use of didactic sequences as a teaching methodology with a focus on reading and writing in the early years of elementary school. In the first part we present the bibliographic review, concepts related to reading and writing in elementary school, based on the use of didactic sequences, bringing insight into national curriculum documents and their use in the classroom. Then, we developed the elaboration and application of a didactic sequence using the textual genre e-mail in a fourth year class of Elementary School I, according to the fortnightly lesson plan proposed by the Department of Education in the Municipality of Foz do Iguaçu, with the aim of awakening students' interest in reading and writing, seeking to integrate the content covered in the classroom with each student's daily life to make it an environment that facilitates and makes teaching attractive. After applying the activities, skills and capabilities expected from this stage of literacy were achieved, students understood the textual genre, its structure, target audience and social function, learned to differentiate formal and informal language, as well as oral and written, using According to the communication intention, they handled digital technologies, carried out writing, rewriting, planning and production of texts, in addition to practicing individual and collective reading of texts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35984
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituraescritaensinofundamental.pdf890,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons