Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35982
Título: Tendências no ensino de Física: uma investigação das metodologias aplicadas em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Trends in Physics teaching: an investigation o methodologies applied in the classroom
Autor(es): Lima, Gislayne de Souza de
Orientador(es): Ottobelli, Ivonei
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Física
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Physics
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Gislayne de Souza de. Tendências no ensino de Física: uma investigação das metodologias aplicadas em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: O ensino de Física desempenha um papel crucial na formação acadêmica, proporcionando uma compreensão aprofundada dos fenômenos naturais que permeiam o universo. Ao colocar os alunos diante de situações concretas e reais, onde os princípios físicos respondem, auxilia na compreensão da natureza. Ao longo dos séculos, o ensino de Física enfrentou desafios relacionados à crescente complexidade dos conceitos, buscando tornar a disciplina mais acessível. Com uma rica trajetória histórica, passou por diversas fases influenciadas por avanços científicos, movimentos educacionais e transformações sociais. No contexto contemporâneo, busca superar desafios como a abstração conceitual, promover a alfabetização científica e integrar práticas inovadoras. Na esfera educativa, onde o processo de ensino-aprendizagem se revela complexo e dinâmico, a interação entre elementos como professor, aluno, conteúdo e métodos torna-se fundamental. Contudo, os desafios educacionais, provenientes da diversidade discente, da escassez de recursos e das transformações tecnológicas, impõem a necessidade de estratégias robustas. Nesse sentido, a importância das metodologias de ensino como instrumentos adaptativos às demandas variadas dos alunos torna-se evidente. Em meio a esse cenário, torna-se crucial compreender as metodologias aplicadas ao ensino de Física em sala de aula. O objetivo desta pesquisa reside na identificação e análise aprofundada dessas metodologias, utilizando uma revisão sistemática da literatura. Busca-se compreender não apenas suas características, mas também os impactos e potencialidades intrínsecos, contribuindo assim para a construção de um cenário educacional mais eficaz e inovador. Nesse contexto desafiador, a revisão sistemática da literatura foi aplicada para o mapeamento minucioso no levantamento bibliográfico de estudos que exploram abordagens no ensino de Física, identificando um portfólio de 64 publicações que contribuem significativamente para a compreensão das metodologias de ensino em Física. Os resultados obtidos revelam a evolução dessas metodologias ao longo do tempo, destacando a imperativa adaptação às demandas contemporâneas. Os estudos identificados na revisão bibliográfica enfatizam a importância intrínseca do processo de ensino-aprendizagem, salientando que métodos eficazes englobam a resolução de exercícios, a interdisciplinaridade e a compreensão da natureza da ciência. Além disso, a pesquisa explora a interseção entre metodologias inovadoras e recursos tecnológicos, evidenciando a crescente relevância de dispositivos móveis no contexto educacional. A análise aprofundada dessas metodologias visa não apenas fortalecer pontos positivos, mas também superar desafios identificados, fornecendo insights cruciais para educadores, professores, gestores e demais profissionais envolvidos no processo educacional. Os resultados alcançados conduzem a conclusões sólidas sobre as vantagens das metodologias aplicadas ao ensino de Física, destacando o estímulo à participação ativa dos alunos e a promoção de uma compreensão conceitual profunda. No entanto, também evidenciam desafios persistentes, como a resistência à mudança e a necessidade premente de formação docente adequada. Diante desse panorama desafiador, o estudo ressalta estratégias inovadoras, como o ensino contextualizado, a aprendizagem ativa e a integração de tecnologias, como elementos essenciais para superar obstáculos e promover uma experiência de aprendizagem mais significativa em Física.
Abstract: Physics education plays a crucial role in academic development, providing a profound understanding of the natural phenomena that permeate the universe. By exposing students to concrete and real situations where physical principles apply, it assists in comprehending nature. Over the centuries, physics education has faced challenges related to the increasing complexity of concepts, aiming to make the discipline more accessible. With a rich historical trajectory, it has gone through various phases influenced by scientific advances, educational movements, and social transformations. In the contemporary context, it strives to overcome challenges such as conceptual abstraction, promote scientific literacy, and integrate innovative practices. In the educational sphere, where the teaching-learning process is complex and dynamic, the interaction among elements like teacher, student, content, and methods becomes fundamental. However, educational challenges arising from student diversity, resource scarcity, and technological transformations impose the need for robust strategies. In this context, the importance of teaching methodologies as adaptive tools to diverse student demands becomes evident. Amidst this scenario, understanding the methodologies applied to physics education in the classroom becomes crucial. The goal of this research lies in the identification and in-depth analysis of these methodologies, using a systematic literature review. The aim is to comprehend not only their characteristics but also their intrinsic impacts and potentialities, contributing to the construction of a more effective and innovative educational scenario. In this challenging context, the systematic literature review was applied to meticulously map the bibliographic landscape of studies exploring approaches in physics education, identifying a portfolio of 64 publications that significantly contribute to understanding teaching methodologies in physics. The results reveal the evolution of these methodologies over time, emphasizing the imperative need for adaptation to contemporary demands. The studies identified in the literature review underscore the intrinsic importance of the teaching-learning process, emphasizing that effective methods encompass problemsolving, interdisciplinary approaches, and an understanding of the nature of science. Furthermore, the research explores the intersection between innovative methodologies and technological resources, highlighting the growing relevance of mobile devices in the educational context. The in-depth analysis of these methodologies aims not only to strengthen positive aspects but also to overcome identified challenges, providing crucial insights for educators, teachers, administrators, and other professionals involved in the educational process. The achieved results lead to robust conclusions about the advantages of methodologies applied to physics education, emphasizing the encouragement of active student participation and the promotion of a deep conceptual understanding. However, they also highlight persistent challenges, such as resistance to change and the urgent need for adequate teacher training. In the face of this challenging panorama, the study underscores innovative strategies, such as contextualized teaching, active learning, and technology integration, as essential elements to overcome obstacles and promote a more meaningful learning experience in physics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35982
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicainvestigacaometodologiasaplicadas.pdf371,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons