Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jung, Gabriela de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T12:57:16Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T12:57:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-23 | - |
dc.identifier.citation | JUNG, Gabriela de Lima. Unindo conceitos e experiências: o ensino integrado de ciências. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35981 | - |
dc.description.abstract | With the aim of solidifying the teaching of theory with practice in Science teaching, this study carried out research in a Municipal School, with 26 1st year students. Starting from the elaboration of a didactic sequence, with the purpose of addressing the contents proposed in the planning by the Municipal Department of Education, and including the daily reality of the students, activities were carried out where it was hoped that the students would be immersed in the chosen topic. Through practice, students were able to see how science is related to the world around them. This helps to understand scientific and environmental issues and empowers people to make decisions as citizen s. The practice engages the senses, providing a multisensory learning experience that helps students retain information more effectively. The qualitative research was carried out through a questionnaire before and after th e practical class held, and also through the construction of toys with recyclable materials, carried out at the end of the experiment. With this research it was concluded that the practical approach to teaching caters to different learning styles, so each student had the opportunity to learn according to their individual needs and preferences. To achieve certain objectives, it is essential that educators adopt innovative pedagogical strategies that encourage students' active participation in th e learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Science - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | Unindo conceitos e experiências: o ensino integrado de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Uniting concepts and experiences: integrated science teaching | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de solidar o ensino da teoria junto à prática no ensino de Ciências, este estudo realizou uma pesquisa em uma Escola Municipal, com 26 alunos do 1º ano. Partindo da elaboração de uma sequência didática, com o propósito de abordar os conteúdos propostos no planejamento pela Secretaria Municipal da Educação, e incluindo a realidade diária dos alunos, foram realizadas atividades onde almejou -se que os discentes estivessem imersos no tema escolhido. Através da prática, os alunos puderam ver como a ciência está relacionada com o mundo ao seu redor. Isso ajuda a entender questões científicas e ambientais e a capacitar para tomar decisões como cidadãos. A prática envolve os sentidos, proporcionando uma experiência de aprendizagem multissensorial que ajuda os alunos a reter informações de forma mais eficazes. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio de um questionário antes e após a aula prática realizada, e também por meio de uma construção de brinquedos com materiais recicláveis, realizada ao final do experimento. Com essa pesquisa concluiu -se que, a abordagem prática no ensino atende a diferentes estilos de aprendizagem, dessa forma cada aluno teve a oportunidade de aprender de acordo com suas necessidades e preferências individuais. Para atingir determinados objetivos, é fundamental que os educadores adotem estratégias pedagógicas inovadoras que estimulem a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee1 | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee2 | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
dc.contributor.referee3 | Barzotto, Luciano da Costa | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
unindoconceitosexperiencias.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons