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dc.creatorMezomo, Iara Lucia Tecchio-
dc.date.accessioned2025-02-17T11:14:37Z-
dc.date.available2025-02-17T11:14:37Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationMEZOMO, Iara Lucia Tecchio. Educação ambiental e agrotóxicos: um estudo a partir do projeto político e da prática pedagógica de escolas estaduais ensino fundamental II, do município de Pato Branco - PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35973-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to investigate how environmental education (EA) is included in the Political Pedagogical Project (PPP) of two State Schools in the city of Pato Branco-PR, and how the theme of pesticides is linked to EA in the ninth year of teaching. Fundamental (EF). To this end, the instructions from the State Department of Education of the State of Paraná that deal with EA were analyzed, highlighting: State Law of Paraná (N.17.505/2013); Paraná State Environmental Education Program (PEEA-PR); Curricular Guidelines of Paraná and Curricular Reference of Paraná. The research site was two state schools, one located in the urban area - Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira and the other located in the rural area - Colégio Estadual do Campo São Roque. Both schools serve students from the countryside, who frequently come into contact with pesticides. And the participants were six teachers from each school who teach the ninth year of PE. For data collection, a semi-structured interview was applied. The data obtained was analyzed using the Content Analysis technique proposed by Bardin. As for document analysis, the results reveal that EA is not just an isolated discipline, but a comprehensive educational approach that must be integrated into all disciplines, and must be applied in a transversal, interdisciplinary and transdisciplinary way in the curricular components of each discipline. The interviews revealed that, in general, the practices adopted by teachers reflect a conservative approach. These practices include behaviors aimed at preserving the environment, transmitting information and promoting awareness about environmental issues. These characteristics are aligned with the guidelines provided by the Paraná State Department of Education. Regarding the topic of pesticides, it is not included in the schools' PPP and is still little discussed in the classroom. Teachers highlighted the insufficiency of the approach to pesticides in the content of the ninth year of EF. This can be a significant limitation, as students may not receive adequate information about the impacts of pesticides on society and the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProdutos químicos agrícolaspt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectCurriculum evaluationpt_BR
dc.subjectAgricultural chemicalspt_BR
dc.subjectPollutionpt_BR
dc.titleEducação ambiental e agrotóxicos: um estudo a partir do projeto político e da prática pedagógica de escolas estaduais ensino fundamental II, do município de Pato Branco - PRpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and pesticides: a study based on the political project and pedagogical practice of state schools elementary school II, in the municipality of Pato Branco - PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa dissertação foi investigar como a educação ambiental (EA) está inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas Escolas Estaduais do município de Pato Branco-PR, e como a temática do agrotóxico se articula com a EA no nono ano do Ensino Fundamental (EF). Para tanto, foram analisadas as instruções da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná que versam sobre a EA, destacando-se: Lei Estadual do Paraná (N.17.505/2013); Programa Estadual Educação Ambiental do Paraná (PEEA-PR); Diretrizes Curriculares do Paraná e Referencial Curricular do Paraná. O local da pesquisa foram duas escolas estaduais, uma localizada na zona urbana - Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira e a outra localizada na zona rural - Colégio Estadual do Campo São Roque. Ambos os colégios atendem estudantes provenientes do campo, os quais têm contato com agrotóxicos frequentemente. E os participantes foram seis professores(as) de cada colégio que dão aula para o nono ano do EF. Para a coleta de dados foi aplicado entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Quanto a análise documental os resultados revelam que a EA não é tão-somente uma disciplina isolada, mas uma abordagem educacional abrangente que deve ser integrada em todas as disciplinas, devendo ser aplicada de maneira transversal, interdisciplinar e transdisciplinar nos componentes curriculares de cada disciplina. As entrevistas revelaram que em geral, as práticas adotadas pelos professores refletem uma abordagem conservadora. Essas práticas incluem comportamentos voltados para a preservação do meio ambiente, a transmissão de informações e a promoção da sensibilização sobre questões ambientais. Estando, essas características alinhadas com as diretrizes fornecidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Quanto à temática agrotóxicos ela não consta no PPP das escolas e ainda é pouco debatida em sala de aula. Os professores destacaram a insuficiência na abordagem dos agrotóxicos nos conteúdos do nono ano do EF. Isso pode ser uma limitação significativa, pois os alunos podem não receber informações adequadas sobre os impactos dos agrotóxicos na sociedade e no meio ambiente.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012477822700730pt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Nilvania Aparecida de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5371-0554pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041964058612806pt_BR
dc.contributor.referee1Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Nilvania Aparecida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041964058612806pt_BR
dc.contributor.referee3Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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