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Título: Educação ambiental e agrotóxicos: um estudo a partir do projeto político e da prática pedagógica de escolas estaduais ensino fundamental II, do município de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Environmental education and pesticides: a study based on the political project and pedagogical practice of state schools elementary school II, in the municipality of Pato Branco - PR
Autor(es): Mezomo, Iara Lucia Tecchio
Orientador(es): Mello, Nilvania Aparecida de
Palavras-chave: Currículos - Avaliação
Produtos químicos agrícolas
Poluição
Curriculum evaluation
Agricultural chemicals
Pollution
Data do documento: 21-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MEZOMO, Iara Lucia Tecchio. Educação ambiental e agrotóxicos: um estudo a partir do projeto político e da prática pedagógica de escolas estaduais ensino fundamental II, do município de Pato Branco - PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O objetivo dessa dissertação foi investigar como a educação ambiental (EA) está inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas Escolas Estaduais do município de Pato Branco-PR, e como a temática do agrotóxico se articula com a EA no nono ano do Ensino Fundamental (EF). Para tanto, foram analisadas as instruções da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná que versam sobre a EA, destacando-se: Lei Estadual do Paraná (N.17.505/2013); Programa Estadual Educação Ambiental do Paraná (PEEA-PR); Diretrizes Curriculares do Paraná e Referencial Curricular do Paraná. O local da pesquisa foram duas escolas estaduais, uma localizada na zona urbana - Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira e a outra localizada na zona rural - Colégio Estadual do Campo São Roque. Ambos os colégios atendem estudantes provenientes do campo, os quais têm contato com agrotóxicos frequentemente. E os participantes foram seis professores(as) de cada colégio que dão aula para o nono ano do EF. Para a coleta de dados foi aplicado entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Quanto a análise documental os resultados revelam que a EA não é tão-somente uma disciplina isolada, mas uma abordagem educacional abrangente que deve ser integrada em todas as disciplinas, devendo ser aplicada de maneira transversal, interdisciplinar e transdisciplinar nos componentes curriculares de cada disciplina. As entrevistas revelaram que em geral, as práticas adotadas pelos professores refletem uma abordagem conservadora. Essas práticas incluem comportamentos voltados para a preservação do meio ambiente, a transmissão de informações e a promoção da sensibilização sobre questões ambientais. Estando, essas características alinhadas com as diretrizes fornecidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Quanto à temática agrotóxicos ela não consta no PPP das escolas e ainda é pouco debatida em sala de aula. Os professores destacaram a insuficiência na abordagem dos agrotóxicos nos conteúdos do nono ano do EF. Isso pode ser uma limitação significativa, pois os alunos podem não receber informações adequadas sobre os impactos dos agrotóxicos na sociedade e no meio ambiente.
Abstract: The objective of this dissertation was to investigate how environmental education (EA) is included in the Political Pedagogical Project (PPP) of two State Schools in the city of Pato Branco-PR, and how the theme of pesticides is linked to EA in the ninth year of teaching. Fundamental (EF). To this end, the instructions from the State Department of Education of the State of Paraná that deal with EA were analyzed, highlighting: State Law of Paraná (N.17.505/2013); Paraná State Environmental Education Program (PEEA-PR); Curricular Guidelines of Paraná and Curricular Reference of Paraná. The research site was two state schools, one located in the urban area - Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira and the other located in the rural area - Colégio Estadual do Campo São Roque. Both schools serve students from the countryside, who frequently come into contact with pesticides. And the participants were six teachers from each school who teach the ninth year of PE. For data collection, a semi-structured interview was applied. The data obtained was analyzed using the Content Analysis technique proposed by Bardin. As for document analysis, the results reveal that EA is not just an isolated discipline, but a comprehensive educational approach that must be integrated into all disciplines, and must be applied in a transversal, interdisciplinary and transdisciplinary way in the curricular components of each discipline. The interviews revealed that, in general, the practices adopted by teachers reflect a conservative approach. These practices include behaviors aimed at preserving the environment, transmitting information and promoting awareness about environmental issues. These characteristics are aligned with the guidelines provided by the Paraná State Department of Education. Regarding the topic of pesticides, it is not included in the schools' PPP and is still little discussed in the classroom. Teachers highlighted the insufficiency of the approach to pesticides in the content of the ninth year of EF. This can be a significant limitation, as students may not receive adequate information about the impacts of pesticides on society and the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35973
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