Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guilhen, Debora da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T10:54:52Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T10:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-02 | - |
dc.identifier.citation | GUILHEN, Debora da Silva. O planejamento usando robótica educacional como estratégia para promover a aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35972 | - |
dc.description.abstract | Planning is fundamental in the school context, as it allows teachers to organize theis actions and achieve teaching objectives. Educational robotics involves building and programming robots as a hands-on, interactive form of learming. This approach helps students develop skills such as problem solving, critical thinking and teamwork. Furthermore, robotics con be integrated into different subjects, promoting an interdisciplinary approach to teaching. By using robotics as a teaching strategy teachers can plan activites that involve building and progranning robots to solve realword problems. This provides students with concrete experience and pratical application os the conceptis learned. Robotics also encourages collaborative learning, as students are encouraged to work as a team, this preparing for the job market. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Educational planning | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.title | O planejamento usando robótica educacional como estratégia para promover a aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Planning using educational robotics as a strategy to promote meaningful learning | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O planejamento é fundamental no contexto escolar, pois permite que os professores organizem suas ações e alcancem os objetivos de ensino. A robótica educacional envolve a construção e programação de robôs como uma forma prática e interativa de aprendizado. Essa abordagem ajuda os alunos a desenvolverem habilidades como resoluções de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. Além disso, a robótica pode ser integrada a diferentes disciplinas do ensino. Ao utilizar a robótica como estratégia de ensino, os professores podem planejar atividades que envolvam a construção e programação de robôs para resolverem problemas do mundo real. Isso proporciona aos alunos uma experiência concreta e aplicação prática dos conceitos aprendidos, a robótica também estimula a aprendizagem colaborativa, uma vez que os alunos são incentivados a trabalhar em equipe, preparando assim para o mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ottobelli, Ivonei | - |
dc.contributor.referee1 | Ottobelli, Ivonei | - |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
dc.contributor.referee3 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
roboticaestrategiaaprendizagemsignificativa.pdf | 157,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons