Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35971
Título: As novas tecnologias aplicadas ao ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): New technologies applied to teaching and learning
Autor(es): Pontes, Tânia da Silva
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Conhecimento e aprendizagem
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Knowledge and learning
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PONTES, Tânia da Silva. As novas tecnologias aplicadas ao ensino aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O presente estudo aborda a questão do uso das novas tecnologias aplicadas ao processo de ensino aprendizagem. A escolha desse tema justifica-se pelo pressuposto de que uma parcela dos docentes se sente insegura a respeito de como incluir no processo de ensino aprendizagem o uso adequado das novas tecnologias. Este trabalho tem como objetivo, analisar a importância e os benefícios do emprego de novas tecnologias para a aprendizagem, abarcando o desafio dos professores incorporarem essas novas tecnologias em suas aulas. Além disso, para melhor compreensão do objetivo referido foi focado em alguns aspectos referentes ao manejo das novas tecnologias direcionadas ao processo de ensino aprendizagem, tais como: a relevância e os benefícios do uso de tecnologias na educação e os desafios encarados pelos professores na aplicação das novas tecnologias em sala de aula. Dessa maneira, os resultados destacam a necessidade contínua de desenvolvimento profissional para educadores e a importância de políticas educacionais que incentivem a implementação responsável de tecnologias para as salas de aula. Este trabalho contribui para a compreensão do uso efetivo das tecnologias na educação e oferece insights valiosos para educadores, responsáveis por políticas educacionais e pesquisadores interessados no desenvolvimento do ensino. Para o desenvolvimento do referido trabalho foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa no trabalho com as fontes. Dessa forma, a problemática do projeto é entender quais dificuldades o professor enfrenta no processo de ensino aprendizagem quanto ao uso adequado das novas tecnologias disponíveis.
Abstract: The present study addresses the issue of the use of new technologies applied to the teaching-learning process. The choice of this topic is justified by the assumption that a portion of teachers feels uncertain about how to incorporate the appropriate use of new technologies into the teaching-learning process. This work aims to analyze the importance and benefits of using new technologies for learning, addressing the challenge it poses for teachers to incorporate these new technologies into their classes. Additionally, for a better understanding of the mentioned objective, some aspects related to the use of new technologies applied to the teaching-learning process were discussed, such as the relevance and benefits of using technologies in education and the challenges faced by teachers in the application of new technologies in the classroom. Thus, the results highlight the continuous need for professional development for educators and the importance of educational policies that encourage the responsible implementation of technologies in the classroom. This work contributes to the understanding of the effective use of technologies in education and provides valuable insights for educators, policymakers, and researchers interested in the evolution of teaching in the 21st century. The methodology used for the development of this work was a literature review. Therefore, the problem of the project is to understand the difficulties that teachers face in the teaching-learning process regarding the appropriate use of available new technologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35971
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
novastecnologiasensinoaprendizagem.pdf147,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons