Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Rosangela | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T10:52:24Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T10:52:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rosangela. A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35970 | - |
dc.description.abstract | This work provides some guidance to pedagogues and literacy teachers regarding their pedagogical practices, equipping them through research and practice with the aim of providing effective learning about inclusive playfulness: literacy games for students with spectrum disorders autistic and attention deficit hyperactivity disorder Through the school institution we achieve the integral development of the child, enhancing the dimensions: social, physical, psychological, intellectual. School is an environment that provides children with attractive activities, giving them opportunities to interact with other children. It is observed that some subjects and activities promote the development of students' creativity, such activities aroused interest in analyzing whether literacy games provide students with a set of learning experiences and creating new hypotheses, in order to articulate perception, imagination, sensitivity, knowledge and personal and collective production. In this case we must focus on teaching strategies, playful activities, focus on the effect that the activity will have on the student's cognitive development. Through bibliographical research, we sought to present the importance of playfulness during literacy, which results in broad development of the child. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of playfulness in the teaching and learning process of studentswith autistic spectrum disorder and attention déficit and/or hyperactivity disorder | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho dispõe de algumas orientações aos pedagogos e professores da alfabetização quanto a suas práticas pedagógicas, instrumentalizando-os por meio da pesquisa e prática com o intuito de proporcionar um aprendizado efetivo acerca da ludicidade inclusiva: jogos para alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade. Por meio da instituição escolar alcançamos o desenvolvimento integral da criança, potencializando as dimensões: sociais, físicos, psicológicos, intelectuais. A escola é um ambiente que proporciona à criança atividades atrativas, oportunizando a ela interação com as outras crianças. Observa- se que algumas disciplinas e atividades promovem o desenvolvimento da criatividade dos alunos, tais atividades despertaram o interesse em analisar se os jogos na alfabetização proporcionam aos alunos um conjunto de experiências de aprender e criar novas hipóteses, de modo a articular a percepção, a imaginação, a sensibilidade, o conhecimento e a produção pessoal e coletiva. Neste caso devemos focar nas estratégias de ensino, nas atividades lúdicas, focar no efeito que a atividade provocará no desenvolvimento cognitivo do aluno. Por meio da pesquisa bibliográfica buscou-se apresentar a importância da ludicidade durante a alfabetização, o que resulta em amplo desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
dc.contributor.referee1 | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
dc.contributor.referee2 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ludicidadeensinoaprendizagemespectroautista.pdf | 127,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons