Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35968
Título: A história da ciência e a física: a aplicabilidade dos estudos históricos como fio condutor para o ensino da Física
Título(s) alternativo(s): The history of science and the physics: the applicability of historical studies as a guideline for the teaching of Physics
Autor(es): Lima, Vinícius Monte
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Ciência - Estudo e ensino
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Science - Study and teaching
Data do documento: 2-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Vinícius Monte. A história da ciência e a física: a aplicabilidade dos estudos históricos como fio condutor para o ensino da Física. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a incorporação da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física, explorando sua importância e relevância no cenário educacional atual. Classificada como pesquisa básica e exploratória, a abordagem é predominantemente qualitativa, visando desenvolver conhecimentos científicos úteis à educação brasileira, ao exercício da docência e à formação de novos professores. O estudo se baseia na seleção de cerca de 70 fontes em português, inglês e espanhol relacionados ao tema obtidas a partir de plataformas como o Google Acadêmico e SciELO. O estudo destaca a importância de contextualizar os conceitos físicos dentro do desenvolvimento histórico e das perspectivas filosóficas, enriquecendo a formação de profissionais da física. Além disso, aborda estratégias práticas para a implementação eficaz da HFC em ambientes educacionais, ressaltando a necessidade de diversidade de ferramentas no processo educacional. Ao confrontar a questão da possibilidade de alterar o ensino de Física utilizando a HFC, o trabalho fornece uma panorâmica e informações sobre ideias e metodologias, mostrando-se a utilidade da HFC, como ferramenta para os professores de Física. A pesquisa discorre também sobre o desafio de lidar com narrativas pseudo-históricas da ciência, que muitas vezes simplificam e distorcem a verdadeira natureza do conhecimento científico, evidenciando-se a importância de proporcionar aos alunos uma compreensão madura e realista da ciência durante sua formação. O estudo conclui que, apesar da presença da HFC nos textos oficiais e pesquisas da área de educação em Ciências, seu potencial é frequentemente reduzido pela má aplicação, falta de preparo dos docentes e ausência de materiais adequados. Novas pesquisas para refletir sobre modelos de aplicação da HFC em tópicos específicos da Física são recomendadas, levando em consideração a realidade do ensino público e privado, bem como a possível reestruturação dos cursos de licenciatura para incluir a HFC na formação dos futuros professores.
Abstract: This work aims to verify the incorporation of the History and Philosophy of Science (HFC) in the teaching of Physics, exploring its importance and relevance in the current educational scenario. Classified as basic and exploratory research, the approach is predominantly qualitative, aiming to develop scientific knowledge useful for Brazilian education, teaching, and training new teachers. The study is based on the selection of around 70 sources in Portuguese, English and Spanish related to the topic obtained from platforms such as Google Scholar and SciELO. Thus, the study highlights the importance of contextualizing physical concepts within historical development and philosophical perspectives, enriching the training of physics professionals. Furthermore, it addresses practical strategies for the effective implementation of HPS in educational environments, highlighting the need for diversity of tools in the educational process. When confronting the question of the possibility of changing Physics teaching using HPS, the work provides an overview and information about ideas and methodologies, highlighting the usefulness of HPS as a tool for Physics teachers. The research also discusses the challenge of dealing with pseudo-historical narratives of science, which often simplify and distort the true nature of scientific knowledge, highlighting the importance of providing students with a mature and realistic understanding of science during their training. The study concludes that, despite the presence of HPS in official texts and research around Science education, its potential is often reduced by poor application, lack of preparation of teachers and lack of adequate materials. New research to reflect on HPS application models in specific Physics topics is recommended, considering the reality of public and private education, as well as the possible restructuring of undergraduate courses to include HPS in the training of future teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35968
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
históriacienciafisicaensino.pdf290,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons