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dc.creatorDionísio, Ediane Natalia Peruco-
dc.date.accessioned2025-02-14T15:05:06Z-
dc.date.available2025-02-14T15:05:06Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationDIONÍSIO, Ediane Natalia Peruco. O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35966-
dc.description.abstractThe bibliographic study aimed to list the role of playfulness ­ gamification, as a facilitating tool in the teaching­learning process for inclusive education. With the present descriptive objectives, conceptualize inclusive education and gamification, identify the ideas that defend gamification as a strategy, inclusive and facilitating tool and verify the contributions that gamification provides in the teaching­learning process. Thus, it is understood that the school must adapt, just as the teacher must adopt well­ founded teaching techniques with clear and concise objectives, being put into practice with quality content, always encouraging the student to express themselves, in the justification that make the teaching­learning process as less complex and mechanical as possible, resulting in active learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleO uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeThe use of gamification in teaching and learning processes in inclusive educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo bibliográfico teve como objetivo elencar o papel da ludicidade ­ gamificação, como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem para uma educação inclusiva. Com objetivos descritivos do presente conceituar educação inclusiva e a gamificação, identificar as ideias que defendem a gamificação como estratégia, ferramenta inclusiva e facilitadora e verificar as contribuições que a gamificação proporciona no processo ensino aprendizagem. Assim, entende­se que à escola deve se adequar, assim como o professor deve adotar técnicas de ensino fundamentadas e com objetivos claros e concisos, sendo posto em prática com conteúdo de qualidade, estimulando sempre seu aluno a se expressar, na justificativa de que torne o processo de ensino aprendizagem menos complexo e mecânico possível resultando em uma aprendizagem ativa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee2Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee3Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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