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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35966
Título: | O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | The use of gamification in teaching and learning processes in inclusive education |
Autor(es): | Dionísio, Ediane Natalia Peruco |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Jogos educativos Estratégias de aprendizagem Aprendizagem ativa Educational games Learning strategies Active learning |
Data do documento: | 1-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | DIONÍSIO, Ediane Natalia Peruco. O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. |
Resumo: | O estudo bibliográfico teve como objetivo elencar o papel da ludicidade gamificação, como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem para uma educação inclusiva. Com objetivos descritivos do presente conceituar educação inclusiva e a gamificação, identificar as ideias que defendem a gamificação como estratégia, ferramenta inclusiva e facilitadora e verificar as contribuições que a gamificação proporciona no processo ensino aprendizagem. Assim, entendese que à escola deve se adequar, assim como o professor deve adotar técnicas de ensino fundamentadas e com objetivos claros e concisos, sendo posto em prática com conteúdo de qualidade, estimulando sempre seu aluno a se expressar, na justificativa de que torne o processo de ensino aprendizagem menos complexo e mecânico possível resultando em uma aprendizagem ativa. |
Abstract: | The bibliographic study aimed to list the role of playfulness gamification, as a facilitating tool in the teachinglearning process for inclusive education. With the present descriptive objectives, conceptualize inclusive education and gamification, identify the ideas that defend gamification as a strategy, inclusive and facilitating tool and verify the contributions that gamification provides in the teachinglearning process. Thus, it is understood that the school must adapt, just as the teacher must adopt well founded teaching techniques with clear and concise objectives, being put into practice with quality content, always encouraging the student to express themselves, in the justification that make the teachinglearning process as less complex and mechanical as possible, resulting in active learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35966 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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