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Título: O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): The use of gamification in teaching and learning processes in inclusive education
Autor(es): Dionísio, Ediane Natalia Peruco
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem ativa
Educational games
Learning strategies
Active learning
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DIONÍSIO, Ediane Natalia Peruco. O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: O estudo bibliográfico teve como objetivo elencar o papel da ludicidade ­ gamificação, como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem para uma educação inclusiva. Com objetivos descritivos do presente conceituar educação inclusiva e a gamificação, identificar as ideias que defendem a gamificação como estratégia, ferramenta inclusiva e facilitadora e verificar as contribuições que a gamificação proporciona no processo ensino aprendizagem. Assim, entende­se que à escola deve se adequar, assim como o professor deve adotar técnicas de ensino fundamentadas e com objetivos claros e concisos, sendo posto em prática com conteúdo de qualidade, estimulando sempre seu aluno a se expressar, na justificativa de que torne o processo de ensino aprendizagem menos complexo e mecânico possível resultando em uma aprendizagem ativa.
Abstract: The bibliographic study aimed to list the role of playfulness ­ gamification, as a facilitating tool in the teaching­learning process for inclusive education. With the present descriptive objectives, conceptualize inclusive education and gamification, identify the ideas that defend gamification as a strategy, inclusive and facilitating tool and verify the contributions that gamification provides in the teaching­learning process. Thus, it is understood that the school must adapt, just as the teacher must adopt well­ founded teaching techniques with clear and concise objectives, being put into practice with quality content, always encouraging the student to express themselves, in the justification that make the teaching­learning process as less complex and mechanical as possible, resulting in active learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35966
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