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Título: Metodologias ativas no ensino de física: instrução por pares e aplicativo plickers na abordagem da unidade energia mecânica
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in physics teaching: peer instruction and plickers app in the approach from the energy mechanical
Autor(es): Ribeiro, Jose Adriano de Araujo
Orientador(es): Parisoto, Mara Fernanda
Palavras-chave: Física
Ensino entre pares
Aprendizagem ativa
Physics
Peer teaching
Active learning
Data do documento: 30-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RIBEIRO, Jose Adriano de Araujo. Metodologias ativas no ensino de física: instrução por pares e aplicativo plickers na abordagem da unidade energia mecânica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: O uso das metodologias ativas na educação como um todo tem sido uma prática em constante evolução, principalmente após a longa e desafiadora experiência da pandemia, e seus impactos no ensino e na aprendizagem de professores e estudantes no mundo todo. No Brasil, não foi diferente, e o cenário pós-pandemia tem exigido cada vez mais o aperfeiçoamento, a capacitação do professor frente aos novos e constantes desafios do ensino. Neste contexto, delimitou-se o tema: “Metodologias Ativas no Ensino de Física: Instrução por Pares e Aplicativo Plickers na Abordagem da Unidade Energia Mecânica", que teve como objetivo principal contribuir para a formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino, no que se refere à aplicação das metodologias ativas de aprendizagem; apresentando-se a proposta do produto educacional de forma que ela possa ser levada adiante no ensino de Física, por meio da sua aplicação em sala de aula, e da divulgação e compartilhamento dos resultados. O estudo foi conduzido em uma escola de ensino médio, com a participação de professores e estudantes do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, os professores participaram de uma oficina aplicada em um momento de formação, que abordou sobre a metodologia ativa de instrução por pares no ensino de Física e como o aplicativo Plickers pode contribuir no trabalho com os conteúdos dessa disciplina. Na segunda etapa, esta proposta foi aplicada em sala de aula, onde os alunos participaram de uma sequência didática, dividida em dois momentos: No primeiro, as aulas foram ministradas sem a utilização da metodologia ativa de instrução por pares sobre o conceito de Energia Mecânica, no segundo, as aulas foram ministradas com a utilização da metodologia ativa de Instrução por Pares e o uso do aplicativo Plickers para interação e avaliação. Os resultados demonstram que os alunos submetidos à metodologia ativa obtiveram um desempenho superior na compreensão dos conceitos estudados, em comparação com aqueles que tiveram as aulas ministradas sem a utilização da metodologia ativa de instrução por pares. Além disso, a pesquisa evidenciou um maior engajamento e interesse dos estudantes durante as atividades, promovendo um ambiente de aprendizado mais participativo e colaborativo. A utilização de metodologias ativas, como a Instrução por Pares, com o auxílio de ferramentas como o aplicativo Plickers, representa uma abordagem eficaz para o ensino de Física, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos de Energia Mecânica, além de promover um ambiente de aprendizagem mais envolvente. Os resultados sugerem a importância de incorporar essas abordagens inovadoras no currículo educacional, melhorando a qualidade do ensino de Física e o desempenho dos alunos.
Abstract: The use of active methodologies in education as a whole has been a practice in constant evolution, especially after the long and challenging experience of the pandemic, and its impacts on the teaching and learning of teachers and students around the world. In Brazil, it was no different, and the post-pandemic scenario has increasingly demanded improvement and teacher training in the face of new and constant teaching challenges. In this context, the theme was defined: "Active Methodologies in Physics Teaching: Peer Instruction and Plickers Application in the Mechanical Energy Unit Approach", which had as its main objective to contribute to the continued training of teachers in the state public education network, with regard to the application of active learning methodologies; presenting the educational product proposal so that it can be taken forward in Physics teaching, through its application in the classroom, and the dissemination and sharing of results The study was conducted in a high school, with the participation of teachers and students in the first year of high school. The research was divided into two stages: in the first, teachers participated in a workshop applied during a training period, which addressed the active methodology of peer instruction in Physics teaching and how the Plickers application can contribute to working with content. of this discipline.In the second stage, this proposal was applied in the classroom, where students participated in a didactic sequence, divided into two moments: In the first, classes were taught without using the active peer instruction methodology on the concept of Mechanical Energy, in the second, classes were taught using the active Peer Instruction methodology and the use of the Plickers application for interaction and evaluation. The results demonstrate that students submitted to the active methodology achieved superior performance in understanding the concepts studied, compared to those who had classes taught without using the active peer instruction methodology. Furthermore, the research showed greater student engagement and interest during the activities, promoting a more participatory and collaborative learning environment. The use of active methodologies, such as Peer Instruction, with the aid of tools such as the Plickers application, represents an effective approach to teaching Physics, facilitating the understanding and application of Mechanical Energy concepts, in addition to promoting an environment of more engaging learning. The results suggest the importance of incorporating these innovative approaches into the educational curriculum, improving the quality of Physics teaching and student performance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35965
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