Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamilo, Merielle-
dc.date.accessioned2025-02-13T16:18:21Z-
dc.date.available2025-02-13T16:18:21Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationCAMILO, Merielle. A epistemologia do negacionismo: a necropolítica do novo ensino médio no Paraná, plataformização e militarização. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35955-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: A epistemologia do negacionismo: necropolítica do novo ensino médio no Paranápt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Science and Technology Teaching (PPGECT) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Ponta Grossa campus. The objective of the work consists of a qualitative, exploratory and bibliographical investigation into the impacts of changes made in recent years with Public Education in the State of Paraná, with the implementation of teaching models involving the intensive use of digital platforms, the militarization of schools and the influence of private groups such as Escola Sem Partido and Movimento Brasil Livre in structuring the New Secondary Education. These educational policies brought with them a destruction of knowledge, from a technical and behaviorist perspective, with a fragmentation of school subjects through a process of gamification of teaching and training itineraries. In this thesis we present the dangers inherent in and arising from this educational model, and the alignment of far-right ideas, demonstrating a threat to the formation of an entire generation with the naturalization of authoritarianism and undemocratic situations that harm freedom of expression and critical sense.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectNegacionismopt_BR
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectDenialismpt_BR
dc.subjectAuthoritarianismpt_BR
dc.subjectMilitary educationpt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.titleA epistemologia do negacionismo: a necropolítica do novo ensino médio no Paraná, plataformização e militarizaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe epistemology of denialism: the necropolitics of the new high school in Paraná, platformization and militarizationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEssa tese apresenta uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. O objetivo do trabalho consiste numa investigação qualitativa, exploratória e bibliográfica sobre os impactos das mudanças realizadas nos últimos anos com a Educação Pública no Estado do Paraná, com a implantação de modelos de ensino envolvendo o uso intensivo de plataformas digitais, a militarização de escolas e a influência de grupos privados como o Escola Sem Partido e o Movimento Brasil Livre na estruturação do Novo Ensino Médio. Essas políticas educacionais trouxeram consigo uma destruição do saber, sob um viés tecnicista e behaviorista, com uma fragmentação das disciplinas escolares por um processo de gamificação do ensino e itinerários formativos. Nesta tese apresentamos os perigos inerentes e advindos desse modelo educacional, e a sintonia de ideias de extrema direita, demonstrando-se uma ameaça à formação de toda uma geração com a naturalização do autoritarismo e de situações antidemocráticas que ferem a liberdade de expressão e o senso crítico.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8606-9548pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5601217466293145pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Alessandra-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee4Zanatta, Shalimar Calegari-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0302-8300pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1110095948611350pt_BR
dc.contributor.referee5Orzechowski, Suzete Terezinha-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8368-0117pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4042897428634580pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epistemologianegacionismo.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
epistemologianegacionismo_produto.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons