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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35955
Título: | A epistemologia do negacionismo: a necropolítica do novo ensino médio no Paraná, plataformização e militarização |
Título(s) alternativo(s): | The epistemology of denialism: the necropolitics of the new high school in Paraná, platformization and militarization |
Autor(es): | Camilo, Merielle |
Orientador(es): | Neves, Marcos Cesar Danhoni |
Palavras-chave: | Negacionismo Autoritarismo Educação militar Estudantes do ensino médio Política pública Educação e Estado Denialism Authoritarianism Military education High school students Public policy Education and state |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | CAMILO, Merielle. A epistemologia do negacionismo: a necropolítica do novo ensino médio no Paraná, plataformização e militarização. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | Essa tese apresenta uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. O objetivo do trabalho consiste numa investigação qualitativa, exploratória e bibliográfica sobre os impactos das mudanças realizadas nos últimos anos com a Educação Pública no Estado do Paraná, com a implantação de modelos de ensino envolvendo o uso intensivo de plataformas digitais, a militarização de escolas e a influência de grupos privados como o Escola Sem Partido e o Movimento Brasil Livre na estruturação do Novo Ensino Médio. Essas políticas educacionais trouxeram consigo uma destruição do saber, sob um viés tecnicista e behaviorista, com uma fragmentação das disciplinas escolares por um processo de gamificação do ensino e itinerários formativos. Nesta tese apresentamos os perigos inerentes e advindos desse modelo educacional, e a sintonia de ideias de extrema direita, demonstrando-se uma ameaça à formação de toda uma geração com a naturalização do autoritarismo e de situações antidemocráticas que ferem a liberdade de expressão e o senso crítico. |
Abstract: | This thesis presents doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Science and Technology Teaching (PPGECT) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Ponta Grossa campus. The objective of the work consists of a qualitative, exploratory and bibliographical investigation into the impacts of changes made in recent years with Public Education in the State of Paraná, with the implementation of teaching models involving the intensive use of digital platforms, the militarization of schools and the influence of private groups such as Escola Sem Partido and Movimento Brasil Livre in structuring the New Secondary Education. These educational policies brought with them a destruction of knowledge, from a technical and behaviorist perspective, with a fragmentation of school subjects through a process of gamification of teaching and training itineraries. In this thesis we present the dangers inherent in and arising from this educational model, and the alignment of far-right ideas, demonstrating a threat to the formation of an entire generation with the naturalization of authoritarianism and undemocratic situations that harm freedom of expression and critical sense. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: A epistemologia do negacionismo: necropolítica do novo ensino médio no Paraná |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35955 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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