Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35954
Título: Lentes da infância construindo saberes interdisciplinares para a Alfabetização Científica e Tecnológica: contribuições da formação continuada na perspectiva da educação CTS
Título(s) alternativo(s): Childhood lenses building interdisciplinary knowledge for Scientific and Technological Literacy: contributions of continuing education from the perspective of STS Education
Autor(es): Marcelino, Ligiane
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Alfabetização
Educação de crianças
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Professores - Formação
Science - Study and teaching
Literacy
Early childhood education
Interdisciplinary approach to knowledge
Teachers, Training of
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MARCELINO, Ligiane. Lentes da infância construindo saberes interdisciplinares para a alfabetização científica e tecnológica: contribuições da formação continuada na perspectiva da educação CTS. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A presente pesquisa teve como foco oportunizar uma formação aos professores da Educação Infantil, em relação à Educação CTS na infância, como um direito das crianças de acesso ao patrimônio que a humanidade construiu e, assim, compreender a importância das questões e problemas ambientais no contexto da sua comunidade, bem como dar lugar às suas investigações, hipóteses e teorias sobre o mundo a sua volta. Para essa garantia, investiu-se em uma formação de professores em ambiente virtual imersivo, na metodologia de investigação-formação, visto que esta pesquisa foi desenvolvida em período pandêmico e pós-pandêmico, com algumas incertezas em relação aos protocolos para manutenção da vida, assim, oportunizar esse momento formativo aos professores, gestores e pedagogos, garantiu a eles o direito de ressignificarem seus saberes ao se apropriarem da Educação CTS e perceberem o quanto ela está presente no dia a dia e molda muitas das decisões que tomamos nos diversos contextos em que estamos inseridos. A pesquisa tem suas bases teóricas ancoradas nas contribuições de Urie Bronfenbrenner, John Dewey e Loris Malaguzzi, cujas teorias fornecem uma compreensão profunda sobre o desenvolvimento infantil e a importância dos diferentes ambientes e contexto em que as crianças estão inseridas para a construção dos seus saberes e construir sentido e significado sobre suas experiências ao longo da jornada da Educação Infantil, se apropriando de diversas linguagens, sendo a ciência uma dessas linguagens presentes no cotidiano. Portanto, o objetivo da pesquisa foi verificar em que medida uma formação continuada, com foco na educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para professores, pedagogos e gestores que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica (ACT). Tendo como ponte essa meta, esta pesquisa apresenta o percurso formativo em um Programa de extensão desenvolvido com os professores para alcançar esse objetivo. A análise dos dados foi realizada pela análise textual discursiva, permitindo uma interpretação aprofundada das significações construídas nos discursos dos participantes. A formação foi sendo consolidada no trajeto da pesquisa, em que os professores, pedagogos e gestores foram construindo narrativas dos projetos desenvolvidos com as crianças, as que estão organizados em um e-book que é o produto final da pesquisa. Produto que se estabelece como um convite a novas narrativas em relação à Educação CTS e a Educação Infantil.
Abstract: This research focused on providing training for Early Childhood Education teachers, about STS Education in childhood, as a right for children to access the heritage that humanity has built and, thus, understand the importance of environmental issues and problems in the context of your community, as well as giving space to your investigations, hypotheses and theories about the world around you. To ensure this, investment was made in teacher training in an immersive virtual environment, in the action research methodology since this research was developed in the pandemic and post-pandemic period, with some uncertainties regarding protocols for maintaining life, as well, as providing this formative moment for teachers, managers and pedagogues, guaranteed them the right to re-signify their knowledge by appropriating CTS Education and realizing how much it is present in everyday life and shapes many of the decisions we make in the different contexts in that we are included. The research has its theoretical basis in the contributions of Urie Bronfenbrenner, John Dewey, and Loris Malaguzzi, whose theories provide a deep understanding of child development and the importance of different environments and contexts in which children are inserted for the construction of their knowledge and build meaning and meaning about their experiences throughout the journey of early childhood education, appropriating different languages, science being one of these languages present in everyday life. Therefore, the objective of the research was to verify to what extent continued training, focusing on Science, Technology, and Society (CTS) education for teachers, pedagogues, and managers who work in Early Childhood Education at the Curitiba Municipal Education Network, contributed to the promotion of Scientific Literacy (ACT). Having this goal as a bridge, this research presents the training path in an extension program developed with teachers to achieve this objective. Data analysis was conducted using discursive textual analysis, allowing an in-depth interpretation of the meanings constructed in participants' speeches. The training was consolidated along the research path, in which teachers, pedagogues, and managers were building narratives of the projects developed with the children organized in an e-book that is the final product of the research. The product establishes itself as an invitation to new narratives concerning STS education and Early Childhood Education.
Descrição: Acompanha produção técnica: Lentes da infância: construindo saberes da educação CTS na educação infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35954
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lentesinfanciaconstruindosaberes.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
lentesinfanciaconstruindosaberes_produto.pdf9,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons