Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35945
Título: Formação para uso de metodologias ativas no ensino médio técnico diante de sua reconfiguração no período pós-pandêmico
Título(s) alternativo(s): Training for the use of active methodologies in technical high school education in face of its reconfiguration in the post-pandemic period
Autor(es): Beloni, Belmiro Marcos
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Ensino técnico
Aprendizagem ativa
Professores - Formação
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023
Technical education
Active learning
Teachers, Training of
COVID-19 Pandemic, 2020-2023
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BELONI, Belmiro Marcos. Formação para uso de metodologias ativas no ensino médio técnico diante de sua reconfiguração no período pós-pandêmico. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O processo de ensino na educação pública no início do terceiro milênio envolve a análise das complexas interações entre as políticas educacionais, as práticas escolares e as consequências das mudanças socioculturais, que se refletem nas limitações e oportunidades para a educação formal. No Ensino Médio Técnico, especificamente, o Técnico Integrado em Agropecuária, houve mudanças consideráveis a partir da Reforma do Ensino Médio no Paraná. Para enfrentar essas mudanças significativas, reconhece-se que a formação continuada dos professores é essencial, não apenas para se adaptar às transformações no ambiente escolar, mas também para lidar com o conflito entre um ensino voltado para a prática e a formação de indivíduos autônomos e críticos. Neste sentido, parte-se da tese de que o emprego de metodologias ativas, aliadas às plataformas e/aos dispositivos tecnológicos digitais voltados para o ensino de conteúdos científicos nas aulas, podem auxiliar o trabalho docente diante das reformulações de organização curricular em cursos da Educação Profissional, ofertados pela Rede Estadual de Educação do Paraná. Com o intuito de confirmar ou não esta tese foram elencados os seguintes objetivos específicos: viabilizar a oferta e analisar os resultados da aplicação de uma proposta de formação para o uso de metodologias ativas a professores do Ensino Médio Técnico, com utilização de plataforma digital; verificar a percepção dos professores e alunos sobre a relevância da utilização dos dispositivos digitais durante o ensino remoto; analisar o conhecimento prévio de professores e alunos sobre as ferramentas digitais antes e pós pandemia; discutir as mudanças ocorridas nas disciplinas da formação geral e formação específica no curso técnico, a partir da implementação do Novo Ensino Médio; analisar o desempenho dos professores no preparo de aulas antes do curso de formação, mediante a apresentação de plano de aula inicial; refletir sobre o desempenho dos professores na elaboração de sequências didáticas, com base na metodologia do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, após participação na formação continuada. Para isso, foram empregadas as pesquisas bibliográfica, de campo e analítica. Os resultados obtidos possibilitaram aos participantes fundamentação e prática reflexiva para a elaboração de planos de aula e sequências didáticas, condizentes com as necessidades do Ensino Médio Técnico, e destacaram a importância de se compreender e empregar as metodologias ativas, aliadas às tecnologias digitais para promover o envolvimento dos estudantes e auxiliar na aprendizagem de conteúdos científicos.
Abstract: The teaching process in public education at the beginning of the third millennium involves the analysis of the complex interactions between educational policies, school practices, and the consequences of sociocultural changes, reflecting the limitations and opportunities for formal education. The theoretical framework of this work addresses Technical High School and the High School Reform in Paraná, which has had repercussions on considerable changes in the integrated technical course in agriculture. The relevance of continuing education for teachers to deal with transformations in the school environment is highlighted, as well as the conflict between pragmatic teaching and the formation of autonomous and critical individuals. In addition, the application of active methodologies is discussed, which, due to the increasing use of technology by teachers and students, enable changes in teaching practice and innovation in teaching-learning strategies, especially since the COVID-19 pandemic, which accelerated the use of digital technologies by teachers in carrying out non-face-to-face pedagogical activities. Thus, the thesis was that the use of active methodologies and digital technological platforms and/or devices aimed at teaching scientific content in classes, given the reformulations of the curricular organization in Professional Education courses, especially the agricultural technical course, offered by the Paraná State Education Network, can assist teachers in preparing their classes, adapting the content to the conditions of Technical High School students, who have digital technologies as an important interface for their communication. In order to confirm or not this thesis, the following specific objectives were listed: to enable the offering and analyze the results of the application of a training course on active methodologies for Technical High School teachers, using a digital platform; to verify the perception of teachers and students about the relevance of using digital devices during remote teaching; to analyze the prior knowledge of teachers and students about digital tools before and after the pandemic; to discuss the changes that occurred in the disciplines of general education and specific training in the technical course, since the implementation of the New High School; to analyze the performance of teachers in preparing classes before the training course, through the presentation of an initial lesson plan; to reflect on the performance of teachers in developing teaching sequences, based on the Pedagogical Technological Knowledge of Content methodology, after participating in continuing education. For this purpose, bibliographical, field and analytical research were used. The results obtained provided participants with a basis and reflective practice for developing lesson plans and teaching sequences, consistent with the needs of Technical High School, and highlighted the importance of understanding and using active methodologies, combined with digital technologies to promote student engagement and assist in the learning of scientific content.
Descrição: Acompanha produção técnica: Otimização do ensino em sala de aula: utilização de metodologias ativas e ambiente virtual de aprendizagem: roteiro de um curso de formação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35945
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaometodologiaspospandemico.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaometodologiaspospandemico_produto.pdf939,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons