Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35925
Título: Robótica como auxílio na alfabetização de crianças do ensino infantil
Título(s) alternativo(s): Robotics as an aid in the literacy of early school children
Autor(es): Cardoso, Bruno
Cardoso, Bernardo
Orientador(es): Oliveira, Wellton Costa de
Palavras-chave: Alfabetização
Robótica na educação
Educação infantil
Literacy
Robotics in education
Data do documento: 19-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: CARDOSO, Bruno; CARDOSO, Bernardo. Robótica como auxílio na alfabetização de crianças do ensino infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Resumo: A alfabetização é um processo fundamental na formação educacional de um indivíduo pois é base para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação. A robótica juntamente com a computação vem crescendo significativamente no contexto atual com seu impacto na sociedade. Percebe-se que a robótica apresenta uma possibilidade de utilização no auxílio no processo de aprendizagem na fase de alfabetização. Este trabalho tem como objetivo elaborar um robô que pode ser utilizado como recurso didático no processo de alfabetização. Este recurso seria utilizado em sala de aula especificamente no ensino de fonemas (som e vídeo), porém, vislumbra-se possibilidades de incremento de mais características no robô para que outros assuntos sejam utilizados em sala de aula para uso em sala de aula com estudantes do ensino infantil.
Abstract: Literacy is a fundamental process in an individual's educational formation as it is the basis for the development of reading, writing and communication skills. Robotics, together with computing, has been growing significantly in the current context with its impact on society. It is clear that robotics presents a possibility of use in aiding the learning process in the literacy phase. This work aims to develop a robot that can be used as a teaching resource in the literacy process. This resource would be used in the classroom specifically for teaching phonemes (sound and video), however, there are possibilities for adding more features to the robot so that other subjects can be used in the classroom for use in the classroom with students. of early childhood education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35925
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaalfabetizacaoinfantil_resumo.pdf58,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.