Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Bruno-
dc.creatorCardoso, Bernardo-
dc.date.accessioned2025-02-11T15:26:02Z-
dc.date.available2025-02-11T15:26:02Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationCARDOSO, Bruno; CARDOSO, Bernardo. Robótica como auxílio na alfabetização de crianças do ensino infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35925-
dc.description.abstractLiteracy is a fundamental process in an individual's educational formation as it is the basis for the development of reading, writing and communication skills. Robotics, together with computing, has been growing significantly in the current context with its impact on society. It is clear that robotics presents a possibility of use in aiding the learning process in the literacy phase. This work aims to develop a robot that can be used as a teaching resource in the literacy process. This resource would be used in the classroom specifically for teaching phonemes (sound and video), however, there are possibilities for adding more features to the robot so that other subjects can be used in the classroom for use in the classroom with students. of early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRobótica na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectRobotics in educationpt_BR
dc.titleRobótica como auxílio na alfabetização de crianças do ensino infantilpt_BR
dc.title.alternativeRobotics as an aid in the literacy of early school childrenpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA alfabetização é um processo fundamental na formação educacional de um indivíduo pois é base para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação. A robótica juntamente com a computação vem crescendo significativamente no contexto atual com seu impacto na sociedade. Percebe-se que a robótica apresenta uma possibilidade de utilização no auxílio no processo de aprendizagem na fase de alfabetização. Este trabalho tem como objetivo elaborar um robô que pode ser utilizado como recurso didático no processo de alfabetização. Este recurso seria utilizado em sala de aula especificamente no ensino de fonemas (som e vídeo), porém, vislumbra-se possibilidades de incremento de mais características no robô para que outros assuntos sejam utilizados em sala de aula para uso em sala de aula com estudantes do ensino infantil.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Wellton Costa de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Wellton Costa de-
dc.contributor.referee2Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee3Kummer, Rodrigo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaalfabetizacaoinfantil_resumo.pdf58,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.