Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35921
Título: | Ensino de matemática e música: um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo a música como recurso didático para o ensino da matemática no período de 2012 a 2022 |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics and music teaching: a survey of brazilian research involving music as a teaching resource for the teaching of mathematics in the period from 2012 to 2022 |
Autor(es): | Paulino, Nathaly Pelegrini |
Orientador(es): | Souza, Flávia Dias de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Música no ensino de matemática Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ensino - Meios auxiliares Mathematics - Study and teaching Music in mathematics education Interdisciplinary approach in education Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PAULINO, Nathaly Pelegrini. Ensino de matemática e música: um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo a música como recurso didático para o ensino da matemática no período de 2012 a 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Desde os primórdios a música é uma das principais formas de manifestação cultural. A sua relação com a Matemática é muito antiga. A finalidade desse estudo consiste em investigar a partir de uma pesquisa bibliográfica, as possíveis articulações entre a Matemática e a música na educação escolar. Nesse sentido, o estudo é realizado por meio de um levantamento sobre como o uso da música em sala de aula para o ensino de Matemática tem sido manifestado na produção acadêmica brasileira nos últimos 10 anos, no período de 2012 a 2022. Ademais, a pesquisa busca expressar como a música, ao longo da história, desempenhou um papel primordial no desenvolvimento do pensamento científico, sendo em particular um campo fértil de aplicações matemáticas. Inicialmente apresenta-se aspectos sobre a história da música e a matemática, interdisciplinaridade e importância da música como recurso didático no componente curricular Matemática. Esse estudo oportuniza, portanto, novas compreensões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, numa perspectiva interdisciplinar. No levantamento bibliográfico foram analisadas 19 pesquisas, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações BTDT- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Da análise depreende-se dois aspectos centrais: Conteúdos de ensino de Matemática e Música e Abordagens e metodologias para o ensino de Matemática e música. A discussão dessas duas categorias de análise possibilitou reconhecer as principais relações estabelecidas e os caminhos adotados para o ensino. |
Abstract: | Since the dawn of civilization, music has been one of the main forms of cultural expression and it has an ancient relationship with mathematics. The purpose of this study is to undertake a bibliographical review to investigate the possible links between mathematics and music as a teaching/learning tool. Therefore, the study is conducted through a survey in the Brazilian academic production from 2012 to 2022, to unearth the literature on the use of music in the classroom settings as an aid to teach Mathematics. In addition, the study demonstrates historically how music played a key role in the development of scientific thinking, particularly as a fertile ground for mathematical applications. Initially, the study reports about the history of music, mathematics, their interdisciplinarity aspects and the importance of music as a didactic resource in the mathematics curricular component. This study also provides new understandings about the teaching and learning processes of Mathematics, from an interdisciplinary perspective. The bibliographic survey analyzed 19 studies available in the Theses and Dissertations Bank BTDT- Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The analysis reveals two central aspects: mathematics and music teaching content and approaches, and methodologies for mathematics and music teaching. The discussion of these two aspects, made it possible to recognize the main relationships established and the paths adopted for teaching mathematics throughout music. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35921 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
matematicamusicaensinopesquisas.pdf | 992,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons