Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoinski, Felipe Meira-
dc.date.accessioned2025-02-07T21:32:53Z-
dc.date.available2025-02-07T21:32:53Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationGOINSKI, Felipe Meira. Modelagem matemática e a bicicleta: alguns conteúdos matemáticos para o ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35913-
dc.description.abstractAccording to the guidelines of the BNCC (BRASIL, 2018), for the teaching of mathematics, it is recommended that contents be taught based on topics that are relevant to the daily lives of students, using diverse teaching methodologies that favor their participation and autonomy. With that in mind, a survey was made of the points that ensure that Mathematical Modeling can be used as a methodology, aiming at the concepts of some authors. In addition, this study presents mathematics content for high school, describing possibilities of how to work with some bicycle components through the approach of Mathematical Modeling as a teaching methodology. To this end, some official documents were analyzed, such as the BNCC (BRASIL, 2018) and the Curriculum Reference for Secondary Education in Paraná (PARANÁ, 2021) on New Secondary Education, about how to work with mathematics content. Taking the methodology of Mathematical Modeling as a basis, a survey of the bibliographic reference on Mathematical Modeling and how to treat it in the classroom in High School classes was then presented; a description was made of how to relate some of the components of the bicycle with the mathematical contents of high school, and finally some possibilities are presented in the form of a lesson plan on how to approach some specific mathematics contents, such as functions of the first grade and metric relations in the right triangle, using Mathematical Modeling as a methodology based on the Bicycle theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Metodologiapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino secundáriopt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectMathematics - Methodologypt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHigh school teacherspt_BR
dc.subjectBicyclespt_BR
dc.titleModelagem matemática e a bicicleta: alguns conteúdos matemáticos para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling and the bicycle: some mathematical content for high schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDe acordo com as orientações da BNCC (BRASIL, 2018), para o ensino de matemática, recomenda-se que sejam ensinados os conteúdos a partir de temas que sejam pertinentes ao dia a dia dos estudantes com a utilização de metodologias de ensino diversificadas que privilegiem a participação e a autonomia dos mesmos. Pensando nisso foi feito um levantamento dos pontos que garantem que a Modelagem Matemática pode ser utilizada como metodologia, visando os conceitos de alguns autores. Além disso, neste estudo são apresentados conteúdos de matemática para o ensino médio, descrevendo possibilidades de como trabalhar com alguns componentes da bicicleta por meio da abordagem da Modelagem Matemática como Metodologia de ensino. Para tanto, analisou-se alguns documentos oficiais como a BNCC (BRASIL, 2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná (PARANÁ, 2021) sobre o Novo Ensino Médio, acerca de como trabalhar os conteúdos de matemática. Tomando como base a metodologia da Modelagem Matemática, apresentou-se então, um levantamento do referencial bibliográfico sobre Modelagem Matemática e como trata-la em sala de aula em turmas do Ensino Médio; fez-se a descrição de como relacionar alguns dos componentes da bicicleta com os conteúdos matemáticos do ensino médio, e por fim apresenta-se algumas possibilidades na forma de plano de aula de como abordar alguns conteúdos de matemática específicos, como funções do primeiro grau e relações métricas no triângulo retângulo, utilizando a Modelagem Matemática como metodologia partindo do tema Bicicleta.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee1Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee2Negrelli, Leônia Gabardo-
dc.contributor.referee3Oliveira, Luciana Schreiner de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicabicicletaensino.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons