Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35912
Título: Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas em situações desencadeadoras de aprendizagem que envolvem matemática e música
Título(s) alternativo(s): Teaching trigonometric functions in teaching-orienteering activity involving mathematics and music
Autor(es): Cordeiro, Nicole Louise
Orientador(es): Souza, Flávia Dias de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Música no ensino de matemática
Trigonometria
Aprendizagem
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Mathematics - Study and teaching
Music in mathematics education
Trigonometry
Learning
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 20-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Nicole Louise. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas em situações desencadeadoras de aprendizagem que envolvem matemática e música. 2025. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar os nexos conceituais mobilizados em processos de ensino e aprendizagem por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem que envolvam trigonometria e música. Para alcançar o objetivo, em resposta à questão problema <Como os nexos conceituais de função trigonométrica podem ser mobilizados por estudantes do Ensino Médio a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem envolvendo música e matemática?=, o trabalho fundamentou-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e no conceito de Atividade Orientadora de Ensino. O desenvolvimento da pesquisa, entre a observação e a intervenção, ocorreu por meio da História Virtual intitulada <Matemúsica=, ao longo de seis encontros com uma turma de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, em um colégio estadual da região metropolitana de Curitiba. A história virtual elaborada compõe o produto educacional que acompanha a presente dissertação e que poderá ser explorado por professores na educação escolar. Como instrumentos de captação de dados, foram adotados registros de produção de material textual dos discentes, diário de bordo da pesquisadora, registros fotográficos, gravação de áudio e roda de conversa com a turma. A análise de dados e os resultados foram revelados a partir do conceito de isolados, constituindo-se em episódios compostos por cenas representativas do movimento de análise e explicação do fenômeno em estudo, indicando relação da motivação em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação de funções trigonométricas. A análise dos dados aponta quais nexos conceituais foram mobilizados por estudantes do Ensino Médio a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem envolvendo música e matemática por meio de uma História Virtual, para a apropriação do conceito de função trigonométrica.
Abstract: The aim of this research was to to investigate the conceptual nexus mobilised in teaching and learning processes through Learning Trigger Situations involving trigonometry and music. In order to achieve the objective in response to the problem question “How can the conceptual nexus of trigonometric functions be mobilised by 2nd year high school students using Triggering Learning Situations involving music and mathematics?= the work was based on the assumptions of Cultural-Historical Theory, Activity Theory and the concept of Teaching Guiding Activity. The development of the research, between observation and intervention, took place through the Virtual Story entitled “Matemúsica” over the course of six meetings in a class of 2nd year high school students, located in a state school in the metropolitan region of Curitiba. The Virtual Story created is part of the educational product that follows this dissertation and which can be used by teachers in school education.The instruments used to capture the data were records of the students’ production of textual material, the researcher’s logbook, photographic records, audio recordings and conversation circles with the class. The data analysis and results were revealed using the concept of isolates, consisting of episodes made up of scenes representing the movement of analysis and explanation of the phenomenon under study, indicating a connection between motivation in teaching situations involving music and mathematics for the appropriation of trigonometric functions. The analysis of the results shows which conceptual nexus were mobilised by 2nd year high school students from Learning Triggering Situations involving music and mathematics through a Virtual Story, for the appropriation of the concept of trigonometric function.
Descrição: Acompanha: Matemúsica e História virtual matemúsica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35912
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons