Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35910
Título: | Educação infantil, ciência e tecnologia: um estudo de caso sobre a formação docente em tempos de pós-modernidade |
Título(s) alternativo(s): | Early childhood education, science and technology: a case study on teacher training in post-modern times |
Autor(es): | Mondini, Marta Silva Lima |
Orientador(es): | Saavedra Filho, Nestor Cortez |
Palavras-chave: | Professores - Formação Educação de crianças Ciência - Estudo e ensino Tecnologia Currículos Freire, Paulo, 1921-1997 Teachers, Training of Early childhood education Science - Study and teaching Technology Education - Curricula |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MONDINI, Marta Silva Lima. Educação infantil, ciência e tecnologia: um estudo de caso sobre a formação docente em tempos de pós-modernidade. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | A presente tese trata-se de uma investigação sobre a formação docente para o desenvolvimento de uma educação científica na educação infantil com a chegada dos Faróis do Saber Móveis nos Centros Municipais da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba em 2022. Dessa forma, a pergunta de pesquisa foi a seguinte: quais são as contribuições da formação docente sob perspectiva da pedagogia freireana para o desenvolvimento da educação científica na educação infantil em tempos pós-modernos? O objetivo geral do trabalho foi refletir sobre a formação de professores e professoras com base na pedagogia freireana que colaboresse com a emancipação do trabalho docente por meio da compreensão crítica da narrativa pós-moderna. Já os objetivos específicos foram: desenvolver um percurso metodológico de formação docente sob a ótica de desvelamento da narrativa pós-moderna; analisar como os artefatos tecnológicos presentes no Farol do Saber poderiam subsidiar e enriquecer os projetos, estabelecer diálogos codificadores, descodificadores e os temas geradores, a fim de identificar subsídios para uma prática docente dialógico-problematizadora e discutir os resultados desse percurso metodológico de formação observando o protagonismo infantil e a emancipação do trabalho docente. A metodologia escolhida para responder à pergunta de pesquisa foi a qualitativa na abordagem do estudo de caso. Optou-se pela análise de discurso para compreender o material discursivo coletado durante a pesquisa. Os resultados de pesquisa mostraram que se professores e professoras estiverem envolvidos numa formação docente crítica, dialogada e construída coletivamente, é possível desenvolver um trabalho com a ciência e a tecnologia na educação infantil, valorizando o conhecimento prévio das crianças, suas curiosidades e indagações, construindo com elas conhecimentos sobre a realidade que as cerca na constituição de uma educação científica crítica. Essa prática docente emancipatória e autoral fortalece a escola e os CMEIs em sua tarefa educativa, rompendo com paradigmas do discurso pós-moderno que desvaloriza a ciência e a educação. |
Abstract: | This thesis is an investigation into teacher training for the development of scientific education in early childhood education with the arrival of the Mobile Lighthouses of Knowledge in the Municipal Early Childhood Education Centers of the Municipal Department of Education of Curitiba in 2022. Thus, the research question was the following: what are the contributions of teacher training from the perspective of Freirean pedagogy to the development of scientific education in early childhood education in postmodern times? The general objective of the work was to reflect on the training of teachers based on Freirean pedagogy that collaborated with the emancipation of teaching work through the critical understanding of the postmodern narrative. The specific objectives were: to develop a methodological path for teacher training from the perspective of unveiling the postmodern narrative; to analyze how the technological artifacts present at Farol do Saber could support and enrich the projects, establish coding and decoding dialogues and generating themes, in order to identify subsidies for a dialogical-problematizing teaching practice and discuss the results of this methodological training path observing the child’s protagonism and the emancipation of the teaching work. The methodology chosen to answer the research question was the qualitative one in the case study approach. Discourse analysis was chosen to understand the discursive material collected during the research. The research results showed that if teachers are involved in critical, dialogic and collectively constructed teacher training, it is possible to develop work with science and technology in early childhood education, valuing the children’s prior knowledge, their curiosities and questions, building knowledge with them about the reality that surrounds them in the constitution of a critical scientific education. This emancipatory and authorial teaching practice strengthens the school and the CMEIs in their educational task, breaking with paradigms of postmodern discourse that devalues science and education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35910 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
formacaodocenteposmodernidade.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons