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Título: Jogos dos povos indígenas e ensino de física: atividades experimentais na disciplina de ciências da natureza no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Games of indigenous people and teaching physics: experimental activities in nature sciences subject in elementary school
Autor(es): Dainez, Marcio Henrique
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Indígenas da América do Sul - Brasil - Jogos
Indígenas da América do Sul - Brasil - Usos e costumes
Indígenas da América do Sul - Brasil - Educação
Jogos dos Povos Indígenas
Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Indians of South America - Brazil - Games
Indians of South America - Brazil - Social life and customs
Indians of South America - Brazil - Education
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DAINEZ, Marcio Henrique. Jogos dos povos indígenas e ensino de Física: atividades experimentais na disciplina de ciências da natureza no ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A expressão índio banaliza e desqualifica a identidade, a complexidade e a diversidade dos povos indígenas de um país plural, formado por uma sociedade majoritariamente não indígena, que está voltada a uma visão eurocêntrica. A escola, enquanto espaço em que circulam distintas visões, por meio de uma leitura contemporânea do mundo, pode contribuir para a realização de uma aprendizagem que modifique a figura indígena folclorizada e romantizada e o conduza, com a mesma valia, por meio do diálogo com as áreas do conhecimento científico. A partir desta análise, esta pesquisa relacionou a temática dos Jogos dos Povos Indígenas com o ensino de conteúdos escolares de Física, na disciplina de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. Especificamente, esta investigação foi desenvolvida em uma turma do 7o ano, em um colégio estadual localizado no município de Araucária, Paraná. De natureza aplicada e com abordagem qualitativa, a investigação foi desenvolvida com a orientação do seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas para o ensino de conteúdos de Física aos estudantes do Ensino Fundamental? Deste modo, o objetivo geral foi compreender se e como as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas podem contribuir para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Física, relacionados, neste estudo, a conteúdos escolares de movimento, energia e calor. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação ocorreu nas dependências de um colégio da rede pública de ensino em quatro momentos. No primeiro momento, foram analisados documentos oficiais do estado do Paraná como o Referencial Curricular, Projeto Político Pedagógico do colégio coparticipante, Plano de Aula e Livro Didático de Ciências da Natureza. No segundo momento, após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa e Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, foram aplicados questionários, com questões abertas e fechadas, em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental. No terceiro momento, a participação em práticas pedagógicas/aulas teóricas e práticas, nas quais foram relacionados conteúdos de Física às modalidades esportivas dos Jogos dos Povos Indígenas, com a inserção do protocolo de observação e construção de mapas conceituais. E, por fim, no quarto momento, a realização de entrevistas semiestruturadas, sobre o desenvolvimento das atividades. Percebeu-se que os estudantes aprenderam os conteúdos de Física trabalhados ao relacionarem com as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, saíram de suas passividades quanto à visão indígena do passado e contribuíram para a criação do produto educacional: Física e Elementos Indígenas, a partir das participações nas práticas pedagógicas.
Abstract: The term “Indian” trivializes and disqualifies the identity, complexity and diversity of the indigenous peoples of a plural country, made up of a majority non-indigenous society, which is geared towards a Eurocentric vision. The school, as a space in which different visions circulate, through a contemporary reading of the world, can contribute to learning that modifies the folklorized and romanticized indigenous figure and leads it, with the same value, through dialogue with the areas of scientific knowledge. Based on this analysis, this research related the theme of the Indigenous Peoples’ Games to the teaching of physics content in the elementary school natural sciences subject. Specifically, this investigation was carried out in a 7th grade class at a state school located in the municipality of Araucária, Paraná. Applied in nature and with a qualitative approach, the research was carried out under the guidance of the following research problem: What are the contributions of the modalities of the Indigenous Peoples’ Games to the teaching of Physics content to elementary school students? The general objective was to understand whether and how the Indigenous Peoples’ Games can contribute to the teaching and learning of physics content, related in this study to the school content of movement, energy and heat. As for the methodological aspects, the investigation took place on the premises of a public school in four stages. At first, official documents from the state of Paraná were analyzed, such as the Curriculum Framework, the Pedagogical Political Project of the co-participating school, the Lesson Plan and the Natural Sciences Textbook. In the second stage, after the research had been approved by the Research Ethics Committee and the Regional Education Center of the Southern Metropolitan Area, questionnaires with open and closed questions were administered to a 7th grade elementary school class. The third stage involved participation in pedagogical practices/theoretical and practical lessons, in which physics content was related to the sports disciplines of the Indigenous Peoples’ Games, with the insertion of the observation protocol and the construction of concept maps. Finally, in the fourth stage, semi-structured interviews were carried out about the development of the activities. It was clear that the students learned the physics content they had been working on by relating it to the modalities of the Indigenous Peoples’ Games, that they were no longer passive about the indigenous view of the past and that they contributed to the creation of the educational product: Physics and Indigenous Elements, based on their participation in the pedagogical practices.
Descrição: Acompanha: Física e elementos indígenas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35908
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